Economia

Incentivo

Banco do Nordeste fortalece bananicultura no leste alagoano

Programa Prodeter lança nova etapa para incentivar produção e manejo sustentável.

Por Redação com Assessoria 25/04/2024 16h04
Banco do Nordeste fortalece bananicultura no leste alagoano
Foto: Freepik

O Banco do Nordeste está impulsionando a bananicultura no leste alagoano com o lançamento de uma nova etapa do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter). A cerimônia de lançamento acontece na terça-feira, 30 de abril, às 10h, na Secretaria de Agricultura de União dos Palmares.

As ações anteriores, iniciadas em 2019, promoveram a produtividade no cultivo da banana. A nova fase do programa visa introduzir tecnologia para aprimorar o manejo da cultura, com a participação de 60 produtores dos municípios de União dos Palmares, Branquinha e Santana do Mundaú.

O superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, afirmou que o Prodeter é uma estratégia do banco para contribuir com o desenvolvimento territorial por meio da organização e fortalecimento das atividades econômicas na região.

Anderson Borba, agente de desenvolvimento responsável pelo Prodeter, destacou que o foco desta nova etapa está no elo produção e insumos, com ênfase na sustentabilidade, por meio de boas práticas sociais, ambientais e de governança.

Durante o evento, além de apresentar a nova fase do programa, haverá palestra técnica sobre a importância do manejo adequado da bananicultura e depoimentos de produtores já beneficiados pelo Prodeter.

Parcerias


O Prodeter da bananicultura no leste alagoano funciona por meio de crédito associado à mobilização de atores locais. Entre as parcerias estão o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), secretarias municipais de agricultura, sindicatos de produtores rurais, a Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Alagoas (Cooplal) e a Associação de Produtores do Vale da Pelada.

Os resultados da primeira fase incluem o aumento de práticas de manejo adequadas, maior uso de crédito para o cultivo de banana e a transição de alguns produtores para sistemas agroflorestais e agroecológicos.

Em 2023, o banco financiou cerca de R$ 8 milhões para a bananicultura nos municípios de União dos Palmares, Santana do Mundaú e Branquinha, representando um aumento de 60% em relação ao crédito contratado no ano anterior. Este montante equivale a 72% dos financiamentos para a cultura de banana em todo o estado.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu