Economia
Bancos enfrentam reclamações por cobranças indevidas e problemas com crédito
BC divulga ranking com principais queixas de clientes nos primeiros meses de 2024.
As principais reclamações de clientes de bancos no primeiro trimestre de 2024 incluem cobranças indevidas e duplicadas em faturas de cartão de crédito, compras não reconhecidas com cartões clonados ou roubados e falta de estorno nas faturas. O Banco Central (BC) recebeu 1.892 reclamações procedentes relacionadas a essas questões, com BRB, Itaú e Inter liderando o número de queixas.
Outras reclamações incluem não reconhecimento de débito automático autorizado pelo correntista, diferenças em saques e depósitos realizados, falhas humanas e resgates de investimentos sem autorização dos clientes. Nesses casos, Bradesco, Inter e Caixa Econômica Federal estão entre as instituições com mais queixas.
Atrasos na liberação de crédito, cobranças duplicadas e demora em devolver valores cobrados indevidamente somaram 762 reclamações, com a Caixa Econômica Federal, Santander e Bradesco recebendo a maior quantidade de queixas.
Problemas com débito em conta não autorizado resultaram em 489 reclamações, enquanto irregularidades em crédito consignado geraram 477 queixas. Restrição à portabilidade de crédito consignado teve 471 queixas.
Em relação ao Pix, as principais queixas envolvem devolução de valores, bloqueios indevidos e falhas no envio de transações. O BC recebeu 546 reclamações procedentes sobre o Pix.
O Inter lidera o ranking de reclamações entre instituições financeiras, com 741 queixas procedentes. O banco possui cerca de 31 milhões de clientes. Em seguida, estão BTG Pactual/Banco PAN com 530 queixas, PagBank-PagSeguro em terceiro lugar, Bradesco em quarto e Santander em quinto.
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil aparecem em oitavo e 14º lugares no ranking, respectivamente.
O BC compila o ranking a partir das reclamações recebidas em seus canais de atendimento, incluindo internet, correspondência, atendimento presencial e telefone (145).
Além de bancos comerciais, múltiplos, cooperativos e de investimentos, o ranking inclui sociedades de crédito, financiamento e investimento, instituições de pagamento e administradoras de consórcio.
Entre as administradoras de consórcio, a Reserva Administradora de Consórcio ficou em primeiro lugar no ranking, seguida por Cooperativa Mista Roma e Simpala Lançadora e Administradora de Consórcios.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Megaoperação
Operação da Polícia Civil prende 32 pessoas em Maceió e no interior
-
Alerta
Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
-
Economia
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado
-
Caos no trânsito
Incêndio em ônibus interdita trecho da Avenida Fernandes Lima
-
Só para maiores de 16 anos
Câmara aprova projeto de lei que proíbe redes sociais para jovens na Austrália