Economia

Reclamações

Bancos enfrentam reclamações por cobranças indevidas e problemas com crédito

BC divulga ranking com principais queixas de clientes nos primeiros meses de 2024.

Por Redação com Agência Brasil 26/04/2024 13h01
Bancos enfrentam reclamações por cobranças indevidas e problemas com crédito
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

As principais reclamações de clientes de bancos no primeiro trimestre de 2024 incluem cobranças indevidas e duplicadas em faturas de cartão de crédito, compras não reconhecidas com cartões clonados ou roubados e falta de estorno nas faturas. O Banco Central (BC) recebeu 1.892 reclamações procedentes relacionadas a essas questões, com BRB, Itaú e Inter liderando o número de queixas.

Outras reclamações incluem não reconhecimento de débito automático autorizado pelo correntista, diferenças em saques e depósitos realizados, falhas humanas e resgates de investimentos sem autorização dos clientes. Nesses casos, Bradesco, Inter e Caixa Econômica Federal estão entre as instituições com mais queixas.

Atrasos na liberação de crédito, cobranças duplicadas e demora em devolver valores cobrados indevidamente somaram 762 reclamações, com a Caixa Econômica Federal, Santander e Bradesco recebendo a maior quantidade de queixas.

Problemas com débito em conta não autorizado resultaram em 489 reclamações, enquanto irregularidades em crédito consignado geraram 477 queixas. Restrição à portabilidade de crédito consignado teve 471 queixas.

Em relação ao Pix, as principais queixas envolvem devolução de valores, bloqueios indevidos e falhas no envio de transações. O BC recebeu 546 reclamações procedentes sobre o Pix.

O Inter lidera o ranking de reclamações entre instituições financeiras, com 741 queixas procedentes. O banco possui cerca de 31 milhões de clientes. Em seguida, estão BTG Pactual/Banco PAN com 530 queixas, PagBank-PagSeguro em terceiro lugar, Bradesco em quarto e Santander em quinto.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil aparecem em oitavo e 14º lugares no ranking, respectivamente.

O BC compila o ranking a partir das reclamações recebidas em seus canais de atendimento, incluindo internet, correspondência, atendimento presencial e telefone (145).

Além de bancos comerciais, múltiplos, cooperativos e de investimentos, o ranking inclui sociedades de crédito, financiamento e investimento, instituições de pagamento e administradoras de consórcio.

Entre as administradoras de consórcio, a Reserva Administradora de Consórcio ficou em primeiro lugar no ranking, seguida por Cooperativa Mista Roma e Simpala Lançadora e Administradora de Consórcios.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu