Economia

Acordos comerciais

Sedics firma convênio para ampliar relações com mercado asiático

Acordo com a ABNT e CFI visa facilitar exportações e aproximar empresários alagoanos do mercado chinês.

Por Redação com Assessoria 08/05/2024 14h02
Sedics firma convênio para ampliar relações com mercado asiático
Foto: Livia Leão

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) assinou um convênio com a Câmara de Fomento Internacional (CFI) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o objetivo de estreitar relações com o mercado asiático e aproximar as relações entre os continentes.

O acordo permite que a Câmara represente a ABNT na China, a partir do escritório da CFI em Xangai. Segundo o presidente da ABNT, Mário William Esper, essa era uma projeção natural, visto que as relações entre Brasil e China estão crescendo significativamente.

“A ABNT possui três pilares: normalização, certificação e treinamento. Somos a maior certificadora do Brasil, com mais de 450 programas nessa área, e também atuamos no exterior. A Câmara tem uma forte presença na Ásia. O Governo de Alagoas tem mantido conversas com o mercado chinês para buscar integração e expansão de mercado, beneficiando a economia e os empresários alagoanos”, afirmou Esper.

A secretária de Desenvolvimento, Alice Beltrão, destacou que o convênio é um marco importante para o estado. “Além de oferecer aos investidores em importação ferramentas que garantem a capacidade do fornecedor na China e a confiabilidade dos produtos, o convênio abre portas para empresas que desejam obter certificações ESG e selos sustentáveis”, explicou Beltrão. “Isso representa uma oportunidade para as empresas de Alagoas, com uma entidade local responsável por direcionar os processos de exportação”, concluiu.

Luizandré Barreto, presidente da CFI, reforçou o bom relacionamento no mercado asiático. “Estamos nessa tratativa com a China há muitos anos e agora vamos ser um braço da ABNT, para desmistificar a ideia de relações internacionais entre empresários”, afirmou.

A atuação da Câmara como facilitadora do processo de exportação de produtos brasileiros tem como objetivo simplificar e expandir as possibilidades de vendas para empresários de todo o país. “É uma pauta complexa e o objetivo é simplificar o processo e mostrar que as relações internacionais são possíveis. Alagoas está dando mais um passo à frente, com a Câmara liderando essas demandas na Ásia”, completou Barreto.

A Câmara contará com um auditor próprio, credenciado e capacitado pela ABNT, para realizar as atividades de verificação e certificação.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu