Economia

Política

Ministro das Finanças do Brasil destaca política monetária em audiência

Fernando Haddad considera medidas restritivas apesar de leituras positivas de preços ao consumidor.

Por Redação com Agência Reuters 22/05/2024 16h04
Ministro das Finanças do Brasil destaca política monetária em audiência
Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O ministro das Finanças do Brasil, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que a política monetária do país permanece em um patamar "muito restritivo", apesar das boas leituras de preços ao consumidor, com a inflação global dentro da faixa-alvo do banco central.

Os comentários de Haddad surgem no contexto em que o banco central votou no início deste mês para diminuir o ritmo de seu ciclo de flexibilização em andamento, reduzindo a taxa básica de juros do Brasil em 25 pontos-base, para 10,5%, após seis cortes duas vezes maiores.

Durante uma audiência na Câmara dos Deputados, Haddad destacou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem desempenhando seu papel para manter a inflação sob controle. Ele ressaltou a importância de harmonizar as políticas fiscal e monetária.

A inflação anual do Brasil atingiu 3,69% em abril, dentro da meta do banco central de 3% mais ou menos 1,5 ponto percentual. No entanto, a autoridade monetária citou incertezas globais e locais como razões para reduzir o ritmo de seu ciclo de flexibilização.






3.5

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu