Economia
Pix Agendado Recorrente é obrigatório nos bancos a partir de hoje
Nova ferramenta facilita pagamentos frequentes e garante mais praticidade ao usuário.

Nesta segunda-feira (28), o Pix Agendado Recorrente torna-se obrigatório em todos os bancos, trazendo mais agilidade para pagamentos periódicos, como serviços de terapeuta, personal trainer e aluguéis entre pessoas físicas. “A ideia é simplificar a rotina financeira dos clientes”, destaca o Banco Central (BC), que anunciou a medida no fim de 2023. Antes facultativo, o serviço passa a ser uma exigência para todas as instituições bancárias, que terão até abril de 2025 para plena adequação.
Com o Pix Recorrente, usuários poderão programar transferências automáticas em datas pré-definidas, garantindo pagamentos pontuais sem a necessidade de lembrar ou realizar operações manuais. O BC explica que, caso não haja saldo na conta no momento do débito, uma nova tentativa será realizada no mesmo dia, com notificações para o usuário sobre qualquer falha.
“A praticidade é um diferencial. Quem usa não precisa se preocupar com atrasos em pagamentos frequentes”, afirma um representante do Banco Central.
Pix Automático chega em 2025
O Pix Agendado, voltado a clientes pessoa física e jurídica, se difere do Pix Automático, que terá lançamento em 16 de junho de 2025 e será exclusivo para transações entre pessoas e empresas. Nesse modelo, o recebedor — que deve ser pessoa jurídica — solicitará ao cliente a autorização para cobranças periódicas, ideal para concessionárias, academias, planos de saúde, entre outros setores.
“Para as empresas, o Pix Automático representa um avanço no processo de cobrança, reduzindo custos e risco de inadimplência”, explica o BC. Com essa função, o usuário permite débitos automáticos com apenas uma aprovação inicial, eliminando autenticações em cada pagamento.
A expectativa é que o Pix Automático atraia diversos segmentos que dependem de pagamentos recorrentes e traga mais comodidade tanto para consumidores quanto para empresas de diferentes setores.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Reintegração à sociedade
Ação social de empregabilidade em Maceió oferece oportunidades a egressos do Sistema Prisional
-
Trata-se de dois homens
Corpos encontrados carbonizados dentro de carro no Benedito Bentes são identificados
-
Veja datas
Decreto antecipa pagamento de 13º para aposentados e pensionistas
-
Em Coité do Noia
Pai de acusado de estupro teria proposto casamento do filho com a vítima, no interior de Alagoas
-
Prorrogação é valida por 90 dias
Câmara de Maceió aprova prorrogação de decreto sobre a Lei Delegada e moção de aplausos a Dom Beto Breis