Geral

Seguridade Social

Correios agora oferecem serviço de pedido de auxílio-doença

Parceria com INSS facilita acesso ao benefício em mais de 2,6 mil agências no Brasil.

Por Redação com Agência Brasil 15/10/2024 13h01
Correios agora oferecem serviço de pedido de auxílio-doença
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios expandiram a parceria que permite aos segurados do INSS solicitar o benefício por incapacidade temporária para o trabalho, conhecido como auxílio-doença, diretamente em agências dos Correios. O projeto, lançado nesta segunda-feira (15), visa agilizar a concessão do benefício e facilitar o acesso, especialmente para pessoas sem internet ou com dificuldades no uso do aplicativo Meu INSS.

A expansão da parceria, que começou como projeto-piloto em Fortaleza (CE) em março, agora envolve 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo o país. Nessas unidades, o segurado pode utilizar a ferramenta Atestmed, que digitaliza e envia os documentos médicos diretamente para o INSS. Com essa medida, o trabalhador não precisará agendar uma perícia médica presencial, agilizando a análise do pedido.

De acordo com o INSS, o tempo médio de análise dos benefícios é de 15 dias. "Essa ampliação vai beneficiar muitas pessoas que enfrentam dificuldades de acesso ao serviço digital", afirmou um representante do Ministério da Previdência Social.

Além das agências dos Correios, o pedido de benefício também pode ser feito em 1,6 mil agências da Previdência Social, pelo aplicativo Meu INSS, pelo site e pelo telefone da Central 135. O segurado tem a opção de entregar a documentação pessoalmente em uma agência dos Correios, que fará o envio ao INSS.

Como funciona o Atestmed


O Atestmed permite que os segurados do INSS enviem laudos médicos diretamente ao sistema do INSS, sem a necessidade de uma perícia presencial. Para solicitar o benefício por incapacidade temporária, o trabalhador deve comprovar contribuição para a Previdência Social, cumprir uma carência de 12 meses e apresentar atestado médico legível, com o Código Internacional de Doenças (CID).

O Ministério da Previdência Social destaca que a ferramenta digital não indefere os pedidos automaticamente. Caso haja inconsistências no atestado, o segurado será chamado para uma perícia médica presencial.

Expansão do atendimento


Com a ampliação do serviço, os Correios esperam atender mais de 100 milhões de segurados por mês, devido à sua ampla capilaridade no território brasileiro. Desde a reformulação do Atestmed, em julho de 2023, até setembro deste ano, mais de 4 milhões de requerimentos de auxílio-doença foram registrados, com 2 milhões de benefícios concedidos.

Para mais informações, os segurados podem acessar o site do INSS, o aplicativo Meu INSS ou ligar para a Central 135.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu