Geral
Fundadores do Foundem Enfrentam Google em Batalha de 15 Anos
Empresários britânicos lideraram processo histórico contra gigante da tecnologia.
Em 2006, o casal Shivaun e Adam Raff lançou o Foundem, um dos primeiros sites de comparação de preços no Reino Unido, apostando em uma ideia pioneira que prometia revolucionar o mercado. "Ninguém mais chegou perto dessa ideia", lembra Shivaun, orgulhosa. Mas, logo nos primeiros dias, o projeto foi drasticamente abalado por uma penalidade de pesquisa do Google, empurrando o site para as últimas posições dos resultados de busca.
“Estávamos monitorando nossas páginas e como elas estavam sendo classificadas. Então vimos todas elas despencarem quase imediatamente”, descreve Adam. Os Raffs tentaram contato com o Google para reverter a situação, mas enfrentaram barreiras. “Recebemos uma resposta do Google no estilo ‘saia daqui, vá procurar o que fazer’”, desabafa Shivaun. Após anos sem resolução, o casal decidiu levar o caso às autoridades antitruste.
O processo teve reviravoltas históricas e, em 2017, culminou em uma multa recorde de €2,4 bilhões (R$14,7 bi) ao Google, condenada por abuso de poder de mercado. Em 2024, o Tribunal de Justiça Europeu reforçou a sentença, rejeitando todos os recursos da empresa. "Acho que foi uma pena para o Google o que eles fizeram conosco", reflete Shivaun. “Nós realmente não gostamos de valentões.”
A batalha dos Raffs expôs a dependência de empresas de internet em relação ao tráfego gerado pelo Google, mas também mostrou o custo alto dessa luta: a Foundem fechou em 2016, e o casal ainda busca justiça com um novo processo por danos civis, previsto para 2026.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara
-
MUNDO
Opositores denunciam ‘cerco’ do regime de Maduro na Embaixada da Argentina em Caracas
-
ALAGOAS
Maceió avança com obras para fazer do Porto referência turística e cultural