Geral
Relatório da Unesco aponta queda global nos investimentos em educação
Redução afeta principalmente América Latina e Caribe; liderança educacional é foco do GEM 2024
Os investimentos em educação vêm diminuindo globalmente, segundo o relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM) 2024, divulgado nesta quinta-feira (31) pela Unesco. Dados do relatório indicam que o gasto mundial com educação caiu em média 0,4 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB) – afetando diretamente as metas de financiamento. Com isso, 59 de 171 países não atingiram o mínimo de 4% do PIB e 15% das despesas públicas destinados ao setor.
A América Latina e Caribe, onde o Brasil está inserido, sofreu redução de 4,6% para 4,2% do PIB entre 2010 e 2022. Na América do Norte, a queda foi ainda mais acentuada: de 4,8% para 3,8% no mesmo período. Em contraste, o Sul da Ásia e a África Subsaariana aumentaram seus investimentos, alcançando 3,6% e 3,9% do PIB, respectivamente, até 2022.
Outro ponto crítico é a estagnação do investimento por criança, sem crescimento significativo desde 2010. Além disso, a participação da ajuda internacional destinada à educação caiu de 9,3% em 2010 para 7,6% em 2022. “Os desafios financeiros aumentam em um cenário de crises globais, mas o setor precisa de comprometimento para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destacou a Unesco.
Desafios adicionais: mudanças climáticas e tecnologia
O relatório aponta que quase 25% das escolas primárias em todo o mundo ainda carecem de acesso básico a água potável, saneamento e higiene – agravado por mudanças climáticas e desastres naturais que impactam a infraestrutura escolar. O uso de tecnologia é visto como essencial para ampliar o acesso à educação, mas traz desafios devido às desigualdades tecnológicas entre os países. Em nações de alta renda, 80% dos adultos conseguem realizar tarefas básicas em computadores, como enviar um e-mail com anexo, enquanto em países de renda média, apenas 30% possuem essa habilidade.
O relatório também revela uma disparidade no uso de smartphones: 51% dos jovens e adultos de países de alta renda conseguem configurar medidas de segurança nos dispositivos, em comparação com apenas 9% em países de renda média.
Violência nas escolas
A violência nas escolas é uma questão preocupante, agravada por conflitos recentes. Em 2022, foram registrados cerca de 3 mil ataques a escolas globalmente, “agravados pela guerra na Ucrânia e, em 2023, pela guerra na Palestina. Em julho de 2024, 61% das escolas em Gaza foram atingidas diretamente”, informa o documento.
Liderança na educação é foco do GEM 2024
O GEM 2024 também destaca a importância da liderança educacional para alcançar melhorias nas escolas. Segundo o relatório, líderes eficazes são fundamentais para promover ambientes seguros e inclusivos. “Líderes educacionais, muitas vezes negligenciados, conduzem a direção de suas instituições e equipes. Seus estilos de liderança variam muito, o que dificulta mensurar seu impacto”, pontua o relatório.
O documento enfatiza a necessidade de práticas de contratação justas e oportunidades de desenvolvimento para líderes escolares. “Embora 76% dos países exijam qualificação para diretores escolares, apenas 30% requerem experiência em gestão para o cargo”, aponta o relatório. Além disso, a presença de mulheres em posições de liderança pode promover avanços significativos, mas ainda é baixa: em média, apenas 30% dos cargos de ministras da educação foram ocupados por mulheres entre 2020 e 2023.
Reunião GEM 2024 em Fortaleza
A apresentação do relatório aconteceu na Reunião Global de Educação (GEM) 2024, em Fortaleza, evento que reúne representantes da comunidade educacional global até sábado (2). Organizado pela Unesco, o encontro tem o objetivo de discutir estratégias para acelerar o cumprimento da Agenda 2030, que inclui a meta de garantir educação inclusiva, de qualidade e equitativa para todos.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ALAGOAS
Maceió avança com obras para fazer do Porto referência turística e cultural
-
CLIMATEMPO
Alagoas enfrenta ventos intensos até este domingo
-
As Teorias de Crescimento Econômico: Interpretações para o Crescimento Sustentável em Alagoas
-
POLÍCIA
Primos são presos com artefatos explosivos após denúncia no bairro de Santa Lúcia
-
SAÚDE
Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais