Notícias
Às vésperas do Carnaval, veja como prevenir os efeitos nada agradáveis da bebedeira; moderar nas quantidades e manter-se hidratado é o segredo

O Dia da Ressaca, celebrado em 28 de fevereiro, surge como uma oportunidade para compreender os sintomas desagradáveis do consumo de álcool em excesso, que podem durar horas ou até um dia inteiro. O médico clínico geral Marcello Freire Nannetti, da Hapvida, alerta que as repercussões no organismo realmente pioram com a idade. E o melhor remédio dispensa receita: é só beber com moderação, como a própria publicidade sugere.
Mas o que é a ressaca? Trata-se de uma reação do corpo ao consumo exagerado de bebida alcoolica, que gera desidratação ao aumentar a eliminação de líquidos pela urina, irrita o estômago, leva ao enjoo e até a vômitos; sobrecarrega o fígado, que precisa metabolizar o álcool e pode liberar substâncias tóxicas, como o acetaldeído; e prejudica o sono, deixando a pessoa mais cansada no dia seguinte.
O efeito diurético do álcool resulta em incômodos como dor de cabeça, boca seca e mal-estar. Com o envelhecimento, o corpo retém menos água, o que faz a substância se concentrar mais na corrente sanguínea, intensificando os efeitos. Além disso, o fígado envelhecido metaboliza de forma mais lenta, o que prolonga os sintomas.
Cuidados
A boa notícia é que é possível prevenir a ressaca com simples cuidados, sendo a hidratação um dos mais eficazes. A recomendação é beber água no mesmo ritmo e na mesma quantidade do álcool consumido. Intercalar cada dose de bebida alcoólica com um copo de água é uma estratégia simples e eficiente, de acordo com Nannetti.
Uma alimentação adequada antes e durante o consumo de álcool também ajuda a evitar a ressaca. Evitar misturar diferentes tipos de bebidas também pode prevenir complicações, pois facilita o controle da quantidade ingerida. Mas a maneira mais eficaz de evitar os efeitos da ressaca é a moderação.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Risco aumenta no período de chuvas
Saúde alerta população sobre doenças de veiculação hídrica
-
Ficou ferida
Mulher é atacada por boi solto na cidade de Satuba
-
Polícia investiga
Marido de vereadora é executado com cinco tiros na cabeça em Teotônio Vilela
-
Vítima de infarto
Morre ao 35 anos jornalista e ativista Gustavo Amorim
-
Consulte seu crédito
Sefaz Alagoas paga mais de R$ 1 milhão em prêmios da Nota Fiscal Cidadã