Notícias

Meta é vacinar 90% do público-alvo

Alagoas inicia nesta segunda-feira (7) campanha de vacinação contra a Influenza

Por Redação 06/04/2025 09h09
Alagoas inicia nesta segunda-feira (7) campanha de vacinação contra a Influenza

A partir desta segunda-feira (7), Alagoas dará início à Campanha de Vacinação contra a Influenza, uma ação coordenada pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra as principais cepas do vírus em circulação no Brasil: H1N1, H3N2 e B.

O público-alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores de ensino básico e superior, indígenas, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas em situação de rua e profissionais das Forças Armadas.

Além desses grupos, a vacinação também é destinada a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

O Ministério da Saúde estabeleceu a meta de vacinar, no mínimo, 90% do público-alvo. Ao alcançar essa meta, será possível criar a imunidade coletiva, reduzindo a propagação do vírus da Influenza.

Para se vacinar, os integrantes do público-alvo devem comparecer aos postos de vacinação, localizados em todos os 102 municípios de Alagoas, e apresentar o Cartão de Vacinação. Não é necessário estar com sintomas gripais no momento da vacinação.

Estudos realizados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA mostram que, no Brasil, a vacina contra a Influenza pode reduzir em 35% o risco de hospitalização em grupos de alto risco. Para pessoas com comorbidades, a redução chega a 58,7%, enquanto para crianças pequenas e idosos, a redução foi de 39% e 31,2%, respectivamente.

Em 2024, o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe) registrou 228 casos e 52 mortes por Influenza. Neste ano, até o momento, foram notificados apenas três casos, sem nenhuma morte relacionada ao vírus.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu