Notícias

Em entrevista

Lula reage a tarifas dos EUA e diz que Brasil buscará novos parceiros comerciais

Presidente afirmou ao New York Times que não aceitará prejuízo e que venderá a quem pagar mais, citando a China como exemplo de parceria forte

Por Redação com agências 30/07/2025 11h11
Lula reage a tarifas dos EUA e diz que Brasil buscará novos parceiros comerciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista publicada nesta quarta-feira (30) pelo New York Times, que o Brasil buscará novos parceiros comerciais caso os Estados Unidos mantenham as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, países da Ásia, Europa e América Latina já demonstraram interesse em ampliar as relações econômicas com o Brasil.

"Eu sou o presidente do Brasil e vou defender os interesses do Brasil acima de tudo", disse Lula, ao comentar a postura do governo norte-americano. O petista também foi direto ao comentar a possibilidade de perder mercado nos EUA: “Eu não vou chorar sobre o leite derramado. Se os Estados Unidos não quiserem comprar algo nosso, vamos procurar alguém que queira”.

O presidente citou a China como exemplo de parceiro comercial estratégico, destacando que o país manterá sua prioridade em acordos que ofereçam retorno econômico aos brasileiros. “Tenho interesse em vender para quem quiser comprar de mim, para quem pagar mais”, completou.

A fala de Lula ocorre em meio ao aumento de tensões comerciais após os anúncios de tarifas sobre produtos brasileiros, feitos pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, que busca retornar à Casa Branca em meio à campanha eleitoral.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu