Notícias

Agenda ambiental

Alagoas articula plano climático para atrair investimentos e garantir protagonismo na COP30

Por Redação 05/08/2025 13h01
Alagoas articula plano climático para atrair investimentos e garantir protagonismo na COP30

Alagoas deu mais um passo para se posicionar como protagonista na agenda ambiental nacional. Nessa segunda-feira (4), representantes de 18 secretarias e órgãos estaduais participaram de uma reunião preparatória para a Oficina Estadual do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE), marcada para o fim de agosto. O evento, que contará com a presença do Governo Federal e do Consórcio Nordeste, tem como foco central a formulação de propostas sustentáveis que poderão ser apresentadas na COP30, em novembro.

O encontro, realizado no Palácio República dos Palmares, discutiu a elaboração de uma carteira de projetos voltados à justiça climática, transição energética e desenvolvimento sustentável. A ideia é integrar iniciativas locais às diretrizes nacionais e internacionais, em busca de novos investimentos para o estado.

Segundo o secretário de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, a mobilização responde a uma urgência global. “Estamos diante de uma pauta nova, com desafios que o mundo inteiro está enfrentando. Até os Emirados Árabes, grandes produtores de combustíveis fósseis, já falam fortemente em transição energética. Alagoas também está nesse caminho, com projetos estruturantes que serão apresentados na COP30”, afirmou.

A construção do plano envolve não só o governo estadual, mas também universidades, centros de pesquisa e representantes da sociedade civil. A proposta é criar um modelo participativo que leve em conta as diferentes realidades e vocações regionais de Alagoas.

Além da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), participam da articulação pastas como Meio Ambiente (Semarh), Fazenda (Sefaz), Agricultura (Seagri), Educação (Seduc), Ciência e Tecnologia (Secti), Desenvolvimento (Sedics), além da Fapeal, IMA e o Gabinete Civil.

A Oficina Estadual do PTE-NE, prevista para o fim de agosto, será um espaço estratégico para consolidar propostas e alinhar o estado aos compromissos ambientais globais. Até lá, o governo continuará promovendo encontros técnicos para fortalecer sua presença na agenda climática do país.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu