Notícias

Economia

Dólar se mantém estável e bolsa sobe após prisão de Bolsonaro e tarifaço

Por Redação com agências 06/08/2025 18h06
Dólar se mantém estável e bolsa sobe após prisão de Bolsonaro e tarifaço

O dólar comercial encerrou esta terça-feira (5) praticamente estável, enquanto a bolsa de valores registrou sua segunda alta consecutiva, retomando a marca dos 133 mil pontos. O cenário aconteceu um dia após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e na véspera da entrada em vigor das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre parte dos produtos brasileiros.

A moeda norte-americana fechou o dia vendida a R\$ 5,506, com uma leve queda de 0,01%. Durante a sessão, a cotação chegou a subir para R\$ 5,52, mas reverteu a trajetória influenciada pelo cenário externo e pela divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom). O dólar permanece no menor nível desde 9 de julho, dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. No acumulado de 2025, a moeda registra queda de 10,91%.

O euro comercial também ficou estável, encerrando vendido a R\$ 6,37, com leve alta de 0,03%.

No mercado acionário, o índice Ibovespa da B3 fechou em alta de 0,14%, aos 133.151 pontos, impulsionado principalmente por ações de petroleiras e bancos. O índice acumula valorização de 0,54% no mês de agosto e 10,7% no ano.

Entre os fatores que influenciaram o mercado nesta terça-feira, destaca-se a expectativa internacional de que o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, inicie um ciclo de redução dos juros em setembro, após dados indicarem desaceleração na criação de empregos no país.

No Brasil, a ata da última reunião do Copom, divulgada hoje, reforçou o tom firme do Banco Central ao indicar que a taxa básica de juros, a Selic, deve permanecer em 15% ao ano por um período prolongado. Essa postura tem atraído fluxo de capital especulativo para o país, fortalecendo o real.

Esse movimento positivo no mercado interno compensou as tensões geradas pelas ameaças de retaliação do governo Trump, motivadas pela prisão domiciliar de Bolsonaro.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu