Notícias

Empresários desaprovam

Presidente Lula segue provocando Donald Trump

Lula telefona ao primeiro-ministro da Índia e defende multilateralismo, em meio à insatisfação do setor produtivo com a postura confrontadora do governo

Por Redação com agências 11/08/2025 08h08
Presidente Lula segue provocando Donald Trump
Presidente Lula (PT) - Foto: REUTERS/Adriano Machado

Na última semana, o presidente Lula surpreendeu empresários ao adotar uma postura provocativa em relação a Donald Trump, em vez de buscar um diálogo mais pragmático sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Consciente de que Trump escolheu o BRICS como alvo de sua política, Lula afirmou que acionaria líderes da China e da Índia a fim de coordenar a resposta do bloco às medidas tarifárias americanas.

De fato, o presidente entrou em contato com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e em seguida divulgou comunicado ressaltando “a importância do multilateralismo, a necessidade de enfrentar os desafios do momento e a ampliação da integração bilateral”. No entanto, esse tom combativo sinaliza ao setor produtivo, conforme relato de empresários ao Radar, que o governo petista parece apostar na instabilidade como estratégia política, com vistas à reeleição.

A popularidade de Lula tem se reforçado desde as sanções americanas, alimentando suas provocações. “Provocar é sinal de quem não busca solução”, comentou um empresário. “Aqueles que realmente tentaram negociar foram ouvidos”, completou outro exportador.

Segundo outro empresário consultado, enquanto o setor produtivo se esforça para enfrentar os efeitos da crise econômica, o governo faz política com foco exclusivo na campanha eleitoral. “Até agora, a atuação do governo tem sido inócua, tardia e sem coordenação”, concluiu.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu