Notícias
Defesa Civil de Maceió monitora áreas afetadas por erosão e deslizamento de massa
Um relatório técnico elaborado pela Diretoria de Planejamento e Redução de Risco da Defesa Civil de Maceió(DPR) evidenciou prioridades de ação para mitigação e recuperação de áreas de risco afetadas por processos erosivos e movimentos de massa na cidade. O estudo destaca a necessidade de intervenções estruturais para proteger a infraestrutura urbana, residências, a vida da população local e da mobilidade urbana com base em análises técnicas e mapeamento das áreas mais vulneráveis.
O relatório identifica as áreas de risco para implementar medidas preventivas eficazes. A ocupação desordenada e a retirada da cobertura vegetal são apontadas como fatores que agravam a instabilidade do solo e intensificam os processos erosivos. Sete áreas em Maceió foram identificadas como prioritárias, necessitando de ações mais urgentes, classificadas conforme o grau de risco e características geomorfológicas e urbanísticas locais.

Equipes visitam os locais para monitorar e propor as soluções necessárias. Foto: Diogo Canuto/Secom Maceió
Monitoramento
A Defesa Civil de Maceió realiza um trabalho contínuo de monitoramento das áreas de risco na cidade. Atualmente, mais de 570 pontos e 1.200 encostas estão sob acompanhamento. As ações incluem visitas técnicas, denúncias recebidas pelo número 199, medição da chuva, uso de drones e imagens de satélite. Tudo isso ajuda a identificar rapidamente os locais com maior perigo e a planejar intervenções antes que os problemas se agravem.
As áreas com maior risco são priorizadas com base em três fatores: o nível de desgaste do terreno, a quantidade de moradores próximos e a importância da estrutura afetada para a cidade. O relatório reforça a importância de obras para conter a erosão, melhorar a drenagem da água da chuva e proteger tanto as moradias quanto as ruas por onde as pessoas circulam.
“O estudo é fruto de um trabalho técnico detalhado que visa proteger vidas e reduzir os impactos das chuvas na cidade. A parceria com outros órgãos é fundamental para que as soluções cheguem às comunidades com rapidez e eficiência”, destaca Fábio Cordeiro, diretor de Planejamento, Prevenção e Redução de Riscos da Defesa Civil de Maceió.
O relatório técnico já foi enviado à Secretaria Municipal de Infraestrutura(Seminfra), para que sejam adotadas as medidas necessárias. A ação conjunta entre a Defesa Civil e outros órgãos, como a própria Seminfra, é essencial para garantir mais segurança às famílias e preservar a infraestrutura da cidade.
A Seminfra atua em conformidade com as orientações da Defesa Civil e, além de executar e concluir obras de contenção e proteção, realiza estudos técnicos contínuos para viabilizar a aplicação de tecnologias de contenção em diversos pontos da cidade, buscando soluções de engenharia sob medida para as necessidades específicas de cada região.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ELEIÇÕES 2026
Disputa pelo Senado em AL pode complicar vida de caciques políticos
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)



