Notícias

Já era investigado

Pastor é preso na Bahia suspeito de abusar sexualmente de fiéis durante "rituais de purificação"

Religioso de 44 anos foi detido em Valença na segunda-feira (15); crimes teriam ocorrido em Mata de São João, onde ele já era investigado por estupro

Por Redação 16/09/2025 13h01
Pastor é preso na Bahia suspeito de abusar sexualmente de fiéis durante 'rituais de purificação'

Um pastor evangélico de 44 anos foi preso nesta segunda-feira (15) no município de Valença, no Baixo Sul da Bahia, suspeito de abusar sexualmente de mulheres que frequentavam a congregação onde atuava como líder religioso. Os crimes, segundo a Polícia Civil, teriam ocorrido em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com as investigações conduzidas pela 1ª Delegacia Territorial de Mata de São João, o pastor utilizava sua posição de autoridade espiritual para constranger e induzir fiéis a praticarem atos sexuais. Ele alegava se tratar de “rituais espirituais de purificação”.

O delegado Aldacir Ferreira, responsável pelo caso, afirmou que o suspeito se aproveitava da fé das vítimas para manipulá-las. “Ele usava esses supostos rituais como forma de enganar e coagir as mulheres, consumando os abusos sob pretexto religioso”, explicou.

Ainda segundo a Polícia Civil, o pastor já era investigado por outro inquérito envolvendo acusação de estupro. Com a prisão preventiva decretada, ele permanece custodiado à disposição da Justiça, enquanto novas vítimas e testemunhas estão sendo ouvidas para aprofundar as investigações.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu