Notícias

Inquérito

STF autoriza investigação da PF com base nas conclusões da CPI da Covid

Ministro Flávio Dino determina abertura de inquérito sobre supostos crimes na condução da pandemia durante governo Bolsonaro

Por Redação com agências 18/09/2025 17h05
STF autoriza investigação da PF com base nas conclusões da CPI da Covid
STF - Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (18) a abertura de um inquérito policial para apurar os fatos revelados pela CPI da Covid, encerrada em 2021. A investigação será conduzida pela Polícia Federal, com prazo inicial de 60 dias.

A decisão atende a um pedido da própria PF, que solicitou acesso às provas reunidas pela Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado. O relatório final da CPI, aprovado em 26 de outubro de 2021, recomendou o indiciamento do então presidente Jair Bolsonaro e de outras 65 pessoas, incluindo seus filhos Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro, por supostos crimes relacionados à gestão da pandemia.

Segundo Dino, o relatório apontou indícios de irregularidades como fraudes em licitações, contratos com empresas de fachada, desvio de recursos públicos e crimes contra a administração. Para o ministro, há "elementos legais suficientes" para justificar a investigação criminal.

A apuração da PF terá como base documentos e depoimentos colhidos pela CPI, que investigou as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da crise sanitária. A conclusão da comissão foi enviada à Procuradoria-Geral da República (PGR), que chegou a pedir o arquivamento de algumas apurações. Com a nova decisão do STF, o caso ganha um novo fôlego.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu