Notícias

Política

Eduardo Bolsonaro anuncia candidatura à Presidência em 2026 se pai for impedido de concorrer

Deputado afirma que sistema tenta torná-lo inelegível e critica denúncia por coação; PGR o acusa de tentar influenciar sanções dos EUA contra o Brasil

Por Redação com agências 24/09/2025 12h12
Eduardo Bolsonaro anuncia candidatura à Presidência em 2026 se pai for impedido de concorrer

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta terça-feira (23) que pretende disputar a Presidência da República em 2026, caso seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), esteja impedido de concorrer.

A declaração foi dada em entrevista ao portal Contexto Metrópoles, em meio à condenação do ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), decisão que o tornou inelegível até 2062 por participação em uma tentativa de golpe de Estado.

“Eu sou, na impossibilidade de Jair Bolsonaro, candidato a presidente da República. Por isso que o sistema corre e se apressa para tentar me condenar em algum colegiado, que seja na Primeira Turma do STF, para tentar me deixar inelegível”, afirmou o parlamentar.

Denúncia por coação


A fala de Eduardo Bolsonaro ocorre um dia após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar uma denúncia contra ele e o influenciador Paulo Figueiredo, por suposta coação em processo judicial.

De acordo com o procurador-geral Paulo Gonet, ambos teriam atuado reiteradamente para “submeter os interesses da República e de toda a coletividade aos seus próprios desígnios pessoais e familiares”. A acusação se refere à tentativa de influenciar sanções do governo dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, em benefício de Jair Bolsonaro.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu