Notícias

Comunicado ao STF

Fernando Collor deixará o controle da TV Gazeta, mas vínculo com a Globo segue em disputa judicial

Por Redação 25/09/2025 13h01
Fernando Collor deixará o controle da TV Gazeta, mas vínculo com a Globo segue em disputa judicial

A TV Gazeta de Alagoas informou, na terça-feira (23), ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-senador Fernando Collor se afastará do controle da emissora. A decisão foi comunicada ao ministro Luís Roberto Barroso, responsável por analisar a questão do vínculo da TV Gazeta com a Globo, que está sendo contestado judicialmente.

A disputa chegou ao STF após derrotas da Globo no Tribunal de Justiça de Alagoas e no Superior Tribunal de Justiça. Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a manutenção da afiliação entre as emissoras, pedindo a suspensão da decisão que permite o vínculo.

Segundo a TV Gazeta, Collor deixará o comando societário nos próximos dias, uma mudança que, segundo a emissora, não ocorreu antes por questões burocráticas envolvendo um negócio ainda em andamento. A saída do ex-senador é uma medida para cumprir a legislação de radiodifusão, que proíbe a liderança de empresas de comunicação por pessoas condenadas com decisão definitiva, como é o caso de Collor, que cumpre uma sentença de oito anos de prisão por corrupção.

Em resposta, a Globo afirmou que a saída de Collor do controle da TV Gazeta é uma manobra "puramente formal", com a emissora alegando que, embora o comando societário mude, a estrutura de poder continuará a mesma. Ainda não há uma data definida para a decisão do ministro Barroso, mas a expectativa é que o julgamento ocorra em outubro.

A crise entre as duas emissoras começou em outubro de 2023, quando a Globo anunciou que não renovaria o contrato com a TV Gazeta, após mais de quatro décadas de parceria. A relação foi questionada judicialmente, principalmente após escândalos envolvendo a afiliada. No início de novembro, a TV Gazeta recorreu à Justiça para evitar o término da afiliação, alegando que a suspensão do contrato comprometeria seu plano de recuperação judicial, iniciado em 2019.

Enquanto isso, a Globo já fechou um novo acordo com o Grupo Asa Branca de Comunicação, de Pernambuco, que passou a retransmitir o canal Futura desde 2024, marcando o fim do longo relacionamento com a TV Gazeta.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu