Notícias

Meio Ambiente

Modelo alagoano de gestão ambiental inspira modernização da Adema em Sergipe

Por Redação 29/09/2025 18h06
Modelo alagoano de gestão ambiental inspira modernização da Adema em Sergipe

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) segue se consolidando como referência regional em gestão ambiental e, mais uma vez, atrai olhares de outros estados. Técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema) estão realizando um intercâmbio institucional com o IMA para conhecer de perto os sistemas, fluxos e ferramentas desenvolvidas em Alagoas — hoje considerados modelo no Nordeste.

Desde abril deste ano, representantes da Adema têm acompanhado de forma presencial a rotina de trabalho do IMA/AL, com visitas nos meses de julho e setembro. O objetivo é absorver boas práticas e aplicá-las na modernização dos processos internos da gestão ambiental em Sergipe.

Durante as visitas, os técnicos sergipanos puderam acompanhar diretamente o funcionamento das plataformas digitais de licenciamento, fiscalização, monitoramento e gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de conhecerem as soluções em geotecnologia já consolidadas pelo órgão alagoano.

O diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, destacou o protagonismo conquistado pelo órgão ao longo dos últimos anos. “O IMA vem, há mais de uma década, investindo em tecnologia, inovação e transparência. Ver nosso modelo servir de inspiração para outros estados reforça o papel de Alagoas como referência regional em gestão ambiental eficiente e moderna”, afirmou.

O presidente da Adema, Carlos Anderson Pedreira, ressaltou o valor da experiência. “Alagoas tem um modelo de gestão ambiental extremamente avançado. Esse intercâmbio tem sido fundamental para guiar os avanços que estamos implementando em Sergipe, com apoio direto da experiência alagoana”, pontuou.

O servidor Victor Botelho, da Subgerência de Suporte Técnico e Geoprocessamento da Adema, também destacou o aprendizado adquirido. “Foi uma troca riquíssima. O IMA demonstra como o uso de tecnologia pode transformar a gestão pública ambiental”, afirmou.

O IMA/AL informou que continuará promovendo intercâmbios institucionais com estados que buscam aprimorar seus sistemas, fortalecendo as políticas ambientais em todo o país e reforçando o protagonismo de Alagoas na construção de soluções técnicas e sustentáveis.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu