Notícias

Treinamento

SSP realiza simulações de ataques a bancos e sequestro em Maceió e no interior

Por Redação 03/10/2025 16h04
SSP realiza simulações de ataques a bancos e sequestro em Maceió e no interior

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) inicia neste domingo (6) uma série de exercícios simulados de combate a crimes de alta complexidade, como ataques a bancos no estilo “Novo Cangaço”, explosão de carro-forte e sequestro de gerente bancário. As ações seguem até o dia 10 de outubro e acontecerão em Maceió e em outros três municípios do interior: Satuba, Maragogi, Arapiraca e Piranhas.

As simulações fazem parte dos cursos de Operações Policiais Integradas e Plano de Gestão de Crises de Segurança na Cidade, que contam com apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os treinamentos têm como foco preparar forças policiais para ações coordenadas diante de situações extremas, que exigem respostas rápidas e integradas.

A população das áreas afetadas deve ficar atenta: os locais dos exercícios terão forte presença policial e, em alguns casos, bloqueios temporários de vias. Segundo a SSP, não há qualquer risco à população e todas as atividades serão realizadas de forma controlada.

Confira os principais eventos:


06/10 (domingo): Abertura oficial no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Maceió, às 8h.

07/10 (segunda): Simulado de sequestro de gerente bancário, às 7h, na agência do Banco Santander Select, na Ponta Verde (Avenida Álvaro Otacílio). A ação inclui simulação de negociação e atuação de atiradores de elite (snipers).

08/10 (terça): Simulação de explosão de carro-forte em Satuba, às 7h. Um trecho da pista será bloqueado durante a atividade.

08/10: Aula teórica sobre múltiplos ataques coordenados por facções criminosas. Esta atividade será exclusiva para os participantes do curso, sem impacto externo.

09/10 (quarta): Simulação de ataques a bancos com característica de domínio de cidades, às 21h, ocorrendo simultaneamente em Maceió, Maragogi, Arapiraca e Piranhas. Em Maceió, o exercício será na agência do Banco do Brasil do bairro Farol (Avenida Fernandes Lima), a partir das 20h. A área será isolada.

10/10 (quinta): Encerramento com simulação de prisões em Marechal Deodoro.

As capacitações acontecem na sede do Batalhão da Rotam, em Maceió. O curso de Plano de Gestão de Crises está na 9ª edição e tem como objetivo estruturar respostas para crimes de alta intensidade e baixa familiaridade. Já o curso de Operações Policiais Integradas está na segunda edição e trabalha as ações pós-incidente, com foco na investigação, preservação de provas e produção de inteligência. A realização dos simulados é considerada estratégica, especialmente diante do avanço de crimes com características de guerra urbana, como os ataques sincronizados a bancos registrados em diferentes regiões do país nos últimos anos.



WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu