Notícias

Mirante Dom Antônio Brandão

Com novo mirante no Farol, Maceió lança circuito turístico que conecta história, cultura e paisagem

Por Redação com assessoria 07/10/2025 16h04
Com novo mirante no Farol, Maceió lança circuito turístico que conecta história, cultura e paisagem

A capital alagoana ganhou nesta segunda-feira (6) mais um ponto de contemplação com a entrega do Mirante Dom Antônio Brandão, no bairro do Farol, área central de Maceió. A inauguração marca também o lançamento da Rota dos Mirantes, um novo circuito turístico e cultural que pretende oferecer novas formas de ver — e viver — a cidade, conectando pontos históricos a paisagens naturais.

O espaço, localizado ao lado do Colégio Marista e do Seminário Arquidiocesano, foi completamente requalificado. Onde antes havia apenas um estacionamento inutilizado, agora há uma área de lazer e convivência com escadaria, paisagismo, bancos modernos, iluminação cênica e um pergolado de madeira. O monumento em homenagem a Dom Antônio Brandão, primeiro bispo de Alagoas, também foi restaurado. O investimento foi de R$ 796 mil, com área total de 1.880 m².

Durante a inauguração, o prefeito JHC e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, destacaram o simbolismo da obra e o papel do novo circuito turístico no resgate do patrimônio e no fortalecimento do sentimento de pertencimento. “Estamos reconstruindo a história da cidade ao recuperar espaços que têm valor afetivo e cultural. Essa é uma forma de gerar desenvolvimento a partir da nossa memória”, disse o prefeito.

Já Rodrigo Cunha reforçou que a proposta vai além da estética. “Não se trata apenas de uma obra bonita, mas de dar vida a espaços que estavam esquecidos e aproximar as pessoas da cidade”, afirmou. Segundo ele, a revitalização também ajuda a integrar regiões como o Vale do Reginaldo, por muito tempo negligenciado e que hoje recebe investimentos estruturantes.

A Rota dos Mirantes terá investimento estimado em R$ 6 milhões e prevê a recuperação de sete pontos elevados e estratégicos de Maceió: São Gonçalo, Dom Ranulpho, Cortiço, Ambrósio Lyra, Parque Gonçalves Lêdo (em desenvolvimento), Santa Teresinha e o recém-inaugurado Dom Antônio Brandão. A ideia é que o circuito funcione como eixo de turismo sustentável e educação patrimonial, com incentivo à ocupação responsável dos espaços públicos.

A entrega do mirante também se conecta às celebrações dos 120 anos do Colégio Marista em Alagoas. O diretor da instituição, Dener Rodrigues de Souza, destacou o significado da homenagem: “Dom Antônio foi quem convidou os irmãos maristas para fundar o colégio em 1905. Revitalizar esse espaço é reconhecer essa história e presentear toda a comunidade do Farol”.

Dom Antônio Brandão nasceu em Mata Grande, em 1849, e se tornou o primeiro bispo da Diocese de Alagoas. Foi uma figura marcante na consolidação da Igreja Católica no estado e teve atuação destacada na formação de comunidades religiosas e sociais. A homenagem busca manter viva sua memória, conectando fé, cultura e urbanismo no coração da capital.


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu