Notícias

Operação Sentinel

Brasileiro é preso no Distrito Federal por ameaçar Donald Trump e Melania

Por Contrafatos 07/11/2025 11h11
Brasileiro é preso no Distrito Federal por ameaçar Donald Trump e Melania

Thiago de Carvalho, de 33 anos, era procurado também nos EUA por ataque violento e tinha mandado de prisão em aberto A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu nesta quinta-feira (6) Thiago de Carvalho, de 33 anos, durante a Operação Sentinel. O brasileiro é acusado de ameaçar de morte o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua esposa, Melania Trump, além de já ser procurado pelas autoridades norte-americanas por envolvimento em um caso de violência em Massachusetts.

De acordo com a investigação, Thiago teria enviado e-mails com ameaças explícitas, afirmando que pretendia atirar contra o casal durante a próxima aparição pública de Trump. No dia seguinte ao envio das mensagens, ele foi até a Embaixada dos EUA em Brasília, levando uma mala, mas foi impedido de entrar pelos seguranças.
Morador de Goiânia (GO), Thiago estava hospedado em Brasília com o objetivo de realizar as ameaças. Durante buscas em sua residência, os agentes encontraram desenhos com símbolos extremistas e referências ideológicas que levantaram suspeitas sobre suas motivações.

As autoridades americanas confirmaram que Thiago também é investigado em Marlborough, no estado de Massachusetts, onde teria cometido um ataque violento. O brasileiro tem mandado de prisão em aberto nos Estados Unidos.

Ação conjunta e prevenção a discursos de ódio


A Operação Sentinel foi conduzida pela PCDF, com apoio do Ministério Público do Distrito Federal, da Polícia Civil de Goiás e do Ministério da Justiça. Segundo nota da corporação, a ação teve como foco impedir a propagação de discursos de ódio e garantir a segurança da população da capital federal, diante da gravidade das ameaças feitas a líderes estrangeiros. O caso agora será encaminhado às autoridades federais, que devem avaliar possíveis cooperações internacionais com os Estados Unidos para a continuidade das investigações.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu