Notícias

Comitiva do Consórcio Nordeste

Governador de Alagoas participa da COP30 em Belém e destaca protagonismo do estado na sustentabilidade

Por Redação 10/11/2025 16h04
Governador de Alagoas participa da COP30 em Belém e destaca protagonismo do estado na sustentabilidade

O governador Paulo Dantas participa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que começou nesta segunda-feira (10), em Belém (PA). Ele integra a comitiva do Consórcio Nordeste, que representa os estados da região nos debates sobre desenvolvimento climático e sustentabilidade.

Nesta primeira etapa, a agenda inclui a Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo, momento central da conferência, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pronunciamento do presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PI), em nome dos estados.

Paulo Dantas também terá encontros com bancos de financiamento internacionais, como o KfW Development Bank, da Alemanha, que investe em projetos de impacto ambiental, social e econômico. O governador destacou a importância do evento para o intercâmbio de experiências e promoção de desenvolvimento sustentável. “Precisamos gerar empregos e desenvolver estados e cidades, mas de forma sustentável. Essa discussão é central para Alagoas”, afirmou.

A programação do governador inclui ainda a inauguração do Pavilhão Brasil – O Momento é de Ação Climática, organizado pelo Governo Federal com participação do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), e, na terça-feira (11), a participação no Painel sobre Instrumentos Econômicos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), defendendo mecanismos de incentivo à conservação e recuperação ambiental.

Mais tarde, Paulo Dantas participará da inauguração do Espaço Brasil Nordeste, ao lado dos demais governadores da região e ministros, e da plenária de apresentação do Plano Brasil Nordeste de Transição Ecológica (PTE-NE), iniciativa do Consórcio Nordeste voltada a estratégias regionais de desenvolvimento sustentável e de baixo carbono. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é esperado no encontro.

A COP30, que segue até 21 de novembro, deve reunir cerca de 50 mil participantes, incluindo chefes de Estado, representantes de 198 países, pesquisadores, imprensa e membros da sociedade civil. O evento celebra os 30 anos da agenda internacional sobre o clima e busca avançar nas ações para limitar o aquecimento global a 1,5°C até o final do século, conforme o Acordo de Paris de 2015.




WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu