Notícias

Até quinta-feira (08)

Matrícula para novos alunos da rede estadual de AL entra na reta final com expansão de cursos técnicos

Por Redação 06/01/2026 15h03
Matrícula para novos alunos da rede estadual de AL entra na reta final com expansão de cursos técnicos

Quem pretende ingressar na rede estadual de ensino de Alagoas em 2026 deve ficar atento ao prazo: a matrícula online para estudantes novatos segue aberta até esta quinta-feira (8), por meio do site www.matriculaonline.al.gov.br. O processo é obrigatório para quem busca vaga em escolas estaduais em diferentes modalidades de ensino.

A principal novidade para o próximo ano letivo é a ampliação da oferta do Ensino Médio Integral integrado à educação profissional. A modalidade permite que o estudante curse o ensino médio ao mesmo tempo em que conclui um curso técnico. Já no momento da matrícula, alunos que vão ingressar na 1ª série do ensino médio integral, com jornada de nove horas, podem optar por turmas que oferecem formação técnica integrada.

A oferta de educação profissional nas escolas estaduais de tempo integral teve um crescimento expressivo. Em dois anos, o número de turmas saltou de 110, em 2024, para 146 em 2025, chegando a 363 turmas em 2026, um aumento de cerca de 230%. A expansão acompanha a reorganização do ensino médio prevista na legislação nacional e amplia o acesso à formação técnica dentro da rede pública.

Para 2026, serão ofertados 25 cursos técnicos em áreas como informática, administração, marketing, redes de computadores, design gráfico, publicidade, recursos humanos, logística, contabilidade, agricultura, agroecologia, alimentos, produção cultural, eventos, hospedagem e turismo, entre outros. As turmas estarão distribuídas em escolas de ensino integral em todas as regiões do estado, incluindo cidades como Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Rio Largo, Penedo, Delmiro Gouveia, União dos Palmares e Maragogi.

Além do ensino médio integral profissionalizante, a matrícula online contempla vagas para o ensino fundamental, ensino médio regular, ensino médio integral com jornadas de sete e nove horas, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da EJA modular para o ensino médio.

O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet, pelo próprio estudante maior de idade ou por um responsável legal, com a possibilidade de escolher até três opções de escola. A distribuição das vagas leva em consideração critérios como proximidade da residência, idade do estudante, permanência na rede estadual, estudantes com deficiência e candidatos vindos de outras redes de ensino.

Após o encerramento das inscrições, o resultado da matrícula e a etapa de confirmação ocorrem entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro de 2026. As vagas remanescentes serão disponibilizadas de 4 a 9 de fevereiro. Para garantir a vaga, será obrigatório comparecer à escola escolhida com a documentação exigida.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu