Notícias
Casos de dengue e zika caem em Alagoas em 2025, mas chikungunya registra alta expressiva
Alagoas registrou redução nos casos de dengue e zika ao longo de 2025, segundo dados consolidados da Secretaria de Estado da Saúde, com base na análise comparativa em relação a 2024. As duas doenças, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, seguem entre as arboviroses que mais afetam a população, mas apresentaram queda nos registros no último ano. Ao todo, foram contabilizados 7.955 casos prováveis de dengue em 2025, uma redução de 55,6% em comparação com o ano anterior. Apesar da queda, dois óbitos causados pela doença foram confirmados no estado.
A zika também apresentou diminuição nos indicadores, com 68 casos prováveis registrados no ano passado, o que representa uma queda de 1,4% em relação a 2024. Entre os casos confirmados, três gestantes foram diagnosticadas com a doença, sem registro de mortes associadas ao vírus.
Mesmo com a redução nos números, as autoridades de saúde reforçam a necessidade de manter as medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito. O alerta se intensifica diante do aumento significativo dos casos de chikungunya em Alagoas. Em 2025, foram registrados 3.833 casos prováveis da doença, um crescimento de 801,9% em comparação com o ano anterior, além da confirmação de um óbito.
O estado também contabilizou 36 casos de febre do oropouche ao longo de 2025, sem registro de mortes. Diante do cenário, a orientação é que pessoas com sintomas procurem atendimento médico para diagnóstico e acompanhamento, já que a identificação precoce das arboviroses contribui para o controle da transmissão e a resposta rápida das autoridades de saúde.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ESTRATÉGIA
Saúde: Maceió está em alerta após 3 casos de meningite C
-
Projeto de Lei
Senado pode votar aumento de penas para furto, roubo e estelionato
-
Cidadania
Arapiraca terá camarote da acessibilidade e transporte adaptado gratuito no Folia de Rua 2026
-
Levado a hospital particular
Samu atende idoso a bordo de navio atracado no Porto de Maceió
-
Meio Ambiente
Entrega voluntária de animais silvestres é alternativa legal e responsável



