Notícias

Comunismo

Trump busca mudança de regime em Cuba, afirma jornal estadunidense

Governo dos EUA estaria articulando acordo com aliados em Havana para derrubar regime comunista até o fim do ano

Por Redação com agências 22/01/2026 09h09
Trump busca mudança de regime em Cuba, afirma jornal estadunidense

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria “ativamente buscando” uma mudança de regime em Cuba, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (21) pelo jornal Wall Street Journal. De acordo com o veículo, a administração do republicano procura pessoas influentes em Havana para negociar um acordo que leve à queda do governo comunista ainda este ano.

A publicação aponta que o governo americano avalia que a economia cubana está próxima de um colapso e que o regime nunca esteve tão vulnerável. Esse cenário teria se agravado após a perda de um aliado estratégico considerado fundamental por Havana, o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

No dia 11 de janeiro, Trump fez uma publicação nas redes sociais em tom de ameaça ao governo cubano. “Sugiro fortemente que eles façam um acordo. Antes que seja tarde demais”, escreveu o presidente. Na mesma mensagem, afirmou que “nenhum petróleo ou dinheiro” seria enviado a Cuba.

Em resposta, o ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, declarou na rede social X que Cuba tem o direito soberano de importar combustível dos mercados dispostos a exportá-lo e de desenvolver relações comerciais sem interferência externa ou medidas coercitivas impostas pelos Estados Unidos.

Em nota encaminhada ao Wall Street Journal, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que considera essencial para a segurança nacional americana que Cuba seja governada por um regime democrático e que não permita a atuação de serviços militares e de inteligência de países adversários.

Apesar das articulações, autoridades americanas afirmam que ainda não existe um plano concreto para derrubar o governo cubano, que está no poder há quase 70 anos. No entanto, integrantes da administração Trump veem a captura de Nicolás Maduro e as concessões feitas por aliados venezuelanos como um exemplo e, ao mesmo tempo, um alerta para Havana.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu