Alagoas
Trabalhar educação financeira na escola forma adultos mais conscientes
Utilizar situações do dia a dia para trabalhar a educação financeira faz com que os alunos aprendam a importância do dinheiro e como usá-lo bem

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que temas como finanças, taxas de juros, inflação, aplicações financeiras e consumo consciente sejam trabalhados nos currículos da educação básica. A ideia é diminuir o endividamento das famílias brasileiras que em 2022 chegou a 79,3%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Ligada à matemática, a educação econômica e financeira entrou no currículo através do lobby realizado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira, com a finalidade de conscientizar e formar adultos que possuam uma relação com dinheiro de forma saudável.
“A ideia é que esses temas sejam gradualmente colocados para os estudantes em situações específicas em que eles entendam como usar e qual a importância do dinheiro, além de saberem que é importante poupar. Assim vai ser criando uma consciência financeira desde pequeno”, afirma o professor Luís Carlos Beltrami, pró-reitor de Marketing, Vendas e Relacionamento da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).
Uma população mais consciente faz escolhas econômicas melhores, ou seja, fazem a gestão do próprio dinheiro com o objetivo de conseguir poupar para que as economias possam ser usadas futuramente.
“Ainda não temos resultados efetivos, visto que a implantação da BNCC é recente, mas acredito que eles virão nas próximas décadas. A partir do momento que você conhece algo novo e começa a lidar com aquilo quase que diariamente, se transforma em algo comum. No futuro, essas crianças conseguiram gerenciar melhor suas próprias finanças”, conclui Beltrami.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Reintegração à sociedade
Ação social de empregabilidade em Maceió oferece oportunidades a egressos do Sistema Prisional
-
Trata-se de dois homens
Corpos encontrados carbonizados dentro de carro no Benedito Bentes são identificados
-
Veja datas
Decreto antecipa pagamento de 13º para aposentados e pensionistas
-
Em Coité do Noia
Pai de acusado de estupro teria proposto casamento do filho com a vítima, no interior de Alagoas
-
Prorrogação é valida por 90 dias
Câmara de Maceió aprova prorrogação de decreto sobre a Lei Delegada e moção de aplausos a Dom Beto Breis