Alagoas
Igreja de N. S. do Rosário dos Homens Pretos é reinaugurada


O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, reinaugurou a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O templo, que foi totalmente restaurado, contou a presença do Ministro de Estado do Turismo, Gilson Machado Neto, e da presidente do Iphan, Larissa Peixoto, durante sua solenidade de reinauguração.
Orçada em cerca de 1,7 milhão em recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as obras de restauro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos teve seu projeto por autoria da Superintendência de Patrimônio Histórico de Marechal Deodoro. O espaço recebeu revisão de coberta, forros, escada e esquadrias; instalações elétricas, hidrossanitárias, de telefonia e sistema contra incêndio; além de revestimentos e restauro de elementos artísticos integrados à arquitetura.
O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou da importância da visita do Ministro e da presidente do Iphan para a cidade. Ele destaca a geração do emprego e renda no fomento do turismo, que é um dos principais meio de sustento da cidade.

Resgate
“É um momento muito importante receber o ministro e a presidente do IPHAN mostrando a importância do resgate do patrimônio histórico. O turismo religioso-histórico é muito importante para Marechal Deodoro. Desde que iniciamos nosso primeiro governo tem sido uma pauta prioritária para fortalecer a cultura. O Município tem muitas vertentes para fortalecer o turismo, e através disso, vamos gerar mais emprego e renda com empreendimentos turísticos fortalecendo a cidade e a autoestima”, afirmou o prefeito.
O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, elogiou a cidade de Marechal Deodoro e sua importância no segmento do turismo e da preservação do patrimônio histórico.

“Marechal Deodoro é uma cidade que dispensa comentários. É a primeira capital do Estado, e respira cultura. Na parte musical, com as bandas, fanfarras e orquestras, e também no resgate histórico das suas igrejas, de seus vários monumentos e prédios históricos. A gente vê isso com muito carinho, tanto é que o aporte de verbas aqui para Marechal tem sido diferenciado. Através desses investimentos, nós vamos viabilizar os equipamentos históricos para o Turismo, e assim tenham mais elementos que agreguem valor ao turismo do Estado e da região Nordeste, como um todo”, disse.
Obras de patrimônio
Durante a visita à primeira capital alagoana, o ministro, acompanhado da comitiva, conheceu as obras de restauro das igrejas do Senhor do Bonfim. Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, que se tornará a primeira biblioteca do Brasil em uma igreja; além da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a inauguração, a comitiva seguiu para a orla da Praia do Francês e finalizou no Drive Cocada Cultura, na Massagueira.
Igreja do Rosário
A edificação já existia por volta de 1777 sob a forma de capela, sendo templo de grande devoção entre os homens negros. Registros mostram que a construção do atual templo, maior que o anterior, foi iniciada em 1834 pela irmandade do Rosário para ser frequentada pelos escravos e ex-escravos. Sua fachada é marcada por traços neoclassizantes.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Reintegração à sociedade
Ação social de empregabilidade em Maceió oferece oportunidades a egressos do Sistema Prisional
-
Trata-se de dois homens
Corpos encontrados carbonizados dentro de carro no Benedito Bentes são identificados
-
Veja datas
Decreto antecipa pagamento de 13º para aposentados e pensionistas
-
Em Coité do Noia
Pai de acusado de estupro teria proposto casamento do filho com a vítima, no interior de Alagoas
-
Prorrogação é valida por 90 dias
Câmara de Maceió aprova prorrogação de decreto sobre a Lei Delegada e moção de aplausos a Dom Beto Breis