Alagoas

Camarão cativeiro em AL

Seminário discute sustentabilidade da carnicultura no Agreste

Por João Paulo Macena/Assessoria com Em Tempo Notícias 22/03/2022 10h10 - Atualizado em 22/03/2022 11h11

A carcinicultura é um ramo da aquicultura voltado para a criação de camarão em cativeiro, tanto na forma de cultivo marinho ou de água doce. E para levar ao público uma visão ampla sobre este segmento, suas etapas de produção e transformações vividas pelo setor, o Sebrae Alagoas e a Prefeitura de Arapiraca promovem, nos dias 24 e 25 de março, das 8h às 16h, o 1º Seminário de Sustentabilidade da Carcinicultura do Agreste Alagoano, no Teatro Hermeto Pascoal – SESC Arapiraca.

A programação do seminário será composta por diversas palestras ministradas por especialistas da área para atender as necessidades do público, como produtores de camarão, empresários, gestores e demais interessados que atuam na cadeia produtiva do camarão. 

O evento trará temas como as boas práticas de manejo e biossegurança; desafios e perspectivas para o setor; pesquisas na área; apoio das instituições locais e financeiras, além de questões legais e de licenciamento da atividade no estado.

De acordo com o gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, Arestides Bezerra, o seminário também irá orientar os empresários sobre as estratégias e respostas ao cenário, levando informações e novas ideias para projetos sustentáveis, fomento de boas práticas de manejo e orientações sobre o uso de tecnologias que permitam um melhor desenvolvimento da atividade no meio rural.

“Com o seminário, também queremos mostrar a sensibilização de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da atividade no Agreste alagoano, buscando, assim, orientar os participantes para a ação que promova o fortalecimento do setor e a melhoria da satisfação e experiência do cliente em Alagoas”, destaca Arestides Bezerra.

Inscrições 

As inscrições devem ser feitas através do endereço: https://www.sympla.com.br/evento/1-seminario-de-sustentabilidade-da-carcinicultura-do-agreste-alagoano/1512910. O participante deve levar como doação 2kg de alimentos não perecíveis no dia do evento, que atenderá uma ação social da instituição.

O 1º Seminário de Sustentabilidade da Carcinicultura do Agreste Alagoano é promovido pelo Sebrae Alagoas e Prefeitura de Arapiraca, com o patrocínio da Associação de Carcinicultores Familiares do Agreste Alagoano (ACFAA), MCR Aquacultura, Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e Serviço Social do Comércio (Sesc Alagoas).

Entre os parceiros do evento estão também a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Aquatec, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Confira a programação completa:


Dia 23/03 – 20h
– Solenidade de Abertura
Dia 24/03 8h
– A contribuição da Secretaria de Aquicultura e Pesca (MAPA) para os setores da carcinicultura – Maurício Nogueira da Cruz Pessoa;
9h20
– Carcinicultura Brasileira: Situação atual de mercado e produção, desafios, avanços e perspectivas. Boas práticas de manejo e biossegurança – Clélio Sandoval da Fonseca;
10h25
– A importância da qualidade da pós-larva para a performance da engorda – Ana Carolina Guerrelhas;
11h20
– Desafios de licenciamento ambiental da aquicultura no Estado de Alagoas – IMA Alagoas;
11h40
– Outorgas das águas para uso na carcinicultura alagoana – CEF Alagoas;
14h30
– Apoio financeiro do Banco do Nordeste do Brasil para a carcinicultura de Alagoas – BNB Alagoas;
14h50
– Apoio financeiro da Caixa Econômica Federal para a carcinicultura de Alagoas – CEF Alagoas;
15h10
– Apoio financeiro do Banco do Brasil para a carcinicultura de Alagoas – BB Alagoas.
Dia 25/03 - 
8h30 – As ações do Sebrae em Apoio aos Pequenos, Micro e Médios aquicultores no Estado de Alagoas – Sebrae Alagoas;
9h30
– Apoio à pesquisa como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável da carcinicultura – Ufal;
10h10
– Cultivo do camarão marinho na região Agreste alagoano – Iury Amorim;
10h40
– Ações da Prefeitura de Arapiraca para o desenvolvimento da carcinicultura em Arapiraca – Iomar Santos Pereira;
14h
– Benefícios do uso de probióticos como ferramentas de boas práticas de manejo no cultivo de camarão – Clélio Sandoval da Fonseca;
15h05
– A importância da composição química e dos minerais da água nos sistemas de cultivos intensivos – Luis Otávio Brito da Silva.
16h
– Encerrament

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu