Alagoas

AL lança Salve Mulher

Aplicativo reforça luta contra violência doméstica

Ferramenta é fruto de Acordo de Cooperação Técnica entre o governo do estado e do Piauí

Por Da Redação com Ascom/Semudh com Em Tempo Notícias 26/03/2022 14h02 - Atualizado em 26/03/2022 20h08
Aplicativo reforça luta contra violência doméstica
Aplicativo Salve Mulher - Foto: Ascom/Semudh

Alagoas lança, na próxima segunda-feira, 28, mais uma ferramenta de combate à violência contra a muler: o aplicativo Salve Mulher, cujo evento de apresentação acontece no Salão Aquatune, às 10h, no Palácio República dos Palmares.

O Salve Maria é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica realizado entre o Governo do Estado do Piauí, Secretaria de Segurança e Agência de Tecnologia da Informação de lá com a Secretaria de Estado da Mulher meio da Secretaria de Estado de Segurança de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos - Semudh.

 Como vai funcionar

Por meio deste serviço, a polícia pode ser acionada com a opção “botão do pânico”, além de também ser possível o envio de denúncias anônimas sobre agressões (físicas, morais ou psicológicas), com detalhamento de informações, fotos e vídeos.

A novidade é que o aplicativo disponibilizará informações sobre os órgãos e instituições que formam a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em todo o Estado, caso a vítima queira ir pessoalmente buscar ajuda específica de acordo com sua situação.

Além disso, todas as denúncias, anônimas ou não, serão direcionadas para a equipe da Semudh para análise dos dados, tratamento das informações e posterior contato direto com a vítima, para orientações e direcionamentos para a Rede, tanto na capital como no interior, sendo este um grande diferencial em comparação a outros mecanismos que realizam procedimentos similares.

“É um grande avanço para Alagoas a implantação do aplicativo Salve Maria. Sabemos que o ciclo da violência contra a mulher é difícil de ser quebrado, mas quando unimos forças em busca de um propósito, tudo é possível. E assim, ao fortalecermos a rede de atendimento à mulher, firmamos o objetivo em comum de minimizar os índices de violência doméstica no Estado, também fortaleceremos cada cidadã que precisa do nosso apoio para transformar a sua vida. Mulheres que vivem a violência doméstica precisam de proteção, de atendimento e acolhimento humanizado, suporte e encorajamento e sou grata por ter parceiros que entendem a importância dessa luta. Agradeço a parceria do Governo do Piauí, pela sensibilidade e olhar diferenciado por nossas mulheres”, reforçou a secretária da Semudh, Maria Silva.

Grande parceiro

Outro grande parceiro na implantação do Salve Maria foi a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas – SSP/AL que realizou todos os procedimentos técnicos para garantir o funcionamento do aplicativo, em sintonia com os serviços da Polícia Militar e Civil do Estado. 

Os levantamentos realizados junto à SSP alertam sobre os dados de denúncias de casos de violência doméstica e/ou familiar em Alagoas, e reforçam a importância da análise dos casos em que a vítima pode estar encontrando dificuldade em acionar os mecanismos de denúncia ou se deslocar até uma entidade que trabalhe com o acolhimento à população feminina em situação de violência. 

O Salve Maria chega como uma alternativa para facilitar os pedidos de socorro às vítimas, retirando a necessidade de sair de casa.

"A violência contra mulher é uma luta de toda a sociedade. Os entes públicos devem dar as mãos. Juntos somos mais fortes nesse processo e nessa luta de combate à violência e o Salve Maria é uma importante ferramenta que o Governo do Estado do Piauí disponibiliza para o Estado de Alagoas neste enfrentamento", afirmou o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí - ATI, Antônio Torres.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu