Notícias

Mortos em 2018

Moraes pede que STF marque julgamento dos acusados pelos assassinatos de Marielle e Anderson

Ação penal está pronta para ir à pauta após entrega das alegações finais

Por Redação com agências 05/12/2025 09h09
Moraes pede que STF marque julgamento dos acusados pelos assassinatos de Marielle e Anderson

O ministro Alexandre de Moraes solicitou, nesta quinta-feira (4), que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal defina a data do julgamento dos acusados pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, mortos em março de 2018, no Rio de Janeiro.

Relator do caso, Moraes informou que o processo já está concluído para análise, com a fase de instrução encerrada e todas as alegações finais apresentadas pelo Ministério Público, assistentes de acusação e defesas. O pedido ocorre na mesma semana em que os cinco réus foram ouvidos pela Corte.

A ação penal tem como réus:

• Chiquinho Brazão, deputado federal, e Domingos Brazão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio. A Polícia Federal aponta ambos como mandantes do crime.

• Rivaldo Barbosa, delegado e ex-chefe da Polícia Civil, acusado de atuar como mentor intelectual do atentado.

• Ronald Paulo Alves Pereira (Major Ronald), citado por Ronnie Lessa como responsável por monitorar a rotina da vereadora.

• Robson Calixto Fonseca (Peixe), ex-PM e ex-assessor de Domingos Brazão, suspeito de ocultar a arma do crime e integrar o núcleo financeiro do grupo.

A denúncia, já aceita integralmente pela Primeira Turma, abrange homicídio qualificado, tentativa de homicídio e organização criminosa.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu