Alagoas
Saúde da mulher na menopausa: veja cuidados e assistência em Maceió
Com o fim da menstruação, a mulher dá início à fase da menopausa, momento que marca o declínio da função ovariana e queda na produção de hormônios. Nesta fase, o corpo feminino tende a passar por diversas modificações, dentre elas, o aumento da propensão a algumas comorbidades ou o agravamento das que já estão instaladas. O contexto exige maior cuidado com a saúde para a retomada do bem-estar da mulher que vivencia o período.
A Saúde de Maceió dispõe de profissionais especializados no atendimento de mulheres que enfrentam a menopausa nas unidades de saúde e em unidade específica que funciona no Bloco C do PAM Salgadinho - Poço.
De acordo com a ginecologista do PAM Salgadinho, Maria Luiza Albuquerque, a menopausa é um período que provoca muitas transformações no corpo e por este motivo, deve ser acompanhado de forma criteriosa e personalizada para garantir uma assistência em saúde adequada às necessidades de cada mulher.
“Além dos sintomas inerentes à fase, a menopausa também compromete os órgãos do aparelho genito-urinário, que sofrem alterações devido ao declínio na produção de hormônios, anteriormente gerados pelos ovários. Com isso, a mulher pode começar a apresentar problemas urinários, baixa na libido, entre outros relacionados ao funcionamento do sistema. Algumas doenças, a exemplo da osteoporose, também tendem a se agravar pela suspensão da produção desses hormônios”, explica a médica.
Tratamento adequado
Para a ginecologista, a solução começa bem antes de se iniciarem os primeiros sintomas característicos do período e se complementa com o tratamento adequado, que deve acontecer assim que a mulher sentir as primeiras mudanças em seu corpo, no início do climatério.
“Um histórico de vida com hábitos saudáveis, sem consumo de bebidas alcoólicas ou fumo, com alimentação adequada e prática de exercício físico influencia, de forma determinante na qualidade de vida da mulher, durante a menopausa. Outro fator que traz muitos benefícios à saúde da mulher, nesta fase, é quando a procura por acompanhamento médico é feita logo que se iniciam os primeiros sintomas do climatério – momento que antecede a menopausa propriamente dita, onde começam sintomas como irregularidade menstrual, ondas de calor e irritabilidade, dentre outros”, revelou a médica.
Dona Marilene dos Santos, de 76 anos, é acompanhada pela médica no PAM Salgadinho e descreve em que aspectos a menopausa afetou sua saúde.
“Era uma irritabilidade enorme, insônia e dor de cabeça sem motivo. Tudo isso eu sentia no início da menopausa, que piorou até minha hipertensão e diabetes. Hoje eu me cuido muito e isso tem me ajudado bastante”, disse a usuária do SUS.
Atendimento no Bloco C do PAM Salgadinho
A aposentada representa uma das cerca de 350 usuárias que passam, mensalmente, por acompanhamento no Bloco C do PAM Salgadinho. O atendimento conta com avaliação clínica das condições gerais de saúde da mulher, solicitação de exames, além de intervenção medicamentosa, quando necessária.
Bloco C, do PAM Salgadinho oferta atendimento diário a maceioenses (Foto: Victor Vercant/Ascom SMS)
Para ter acesso ao serviço, a usuária precisa passar por consulta médica na unidade de saúde mais próxima de sua residência e, com encaminhamento em mãos, dirigir-se ao setor de marcação do local, que fará o agendamento para o Bloco C do PAM, por meio do Sistema Regulador do Município.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
Bastidores apontam ‘acordão’ de olho nas eleição de 2026
-
Denunciam violência
Após protesto, representantes dos motoristas por aplicativo são recebidos na SSP
-
De parabéns!
Maceió recebe pontuação máxima do MEC na alfabetização de crianças
-
Edital
Maceió seleciona alfabetizadores populares e tradutores-intérpretes de Libras
-
Latrocínio
Delegado detalha assassinato de motorista por aplicativo e diz que foi "pura maldade"