Alagoas

São 26

Entenda como funciona a reestruturação de carreiras do serviço público em AL

Por Redação com Agência Alagoas 31/03/2022 08h08
Entenda como funciona a reestruturação de carreiras do serviço público em AL
Pacote de medidas objetiva diminuir distorções entre servidores - Foto: Marco Antônio/Agência Alagoas

Dezesseis mil servidores públicos de carreira dos níveis elementar, médio e superior em Alagoas já receberam, no salário de março, pago ontem, 30, valores referentes ao pacote de reestruturação dos vencimentos cujos percentuais vão de 30% a 117%, dependendo da situação. Por meio de live, também ontem, o secretário de Planejamento do estado, Fabrício Marques Santos, explicou pontos referentes ao pacote. Segundo o secretário, a medida visa a diminuir distorções.

“Estamos fazendo em Alagoas uma grande reforma, que uniformiza 90% das tabelas salariais e das regras de evolução nas carreiras. Esse é um esforço que o Governo do Estado faz, com muito planejamento fiscal, e que deixa estas carreiras entre as cinco melhores remunerações do país. É um projeto de valorização do servidor e um dos grandes legados que o governador Renan Filho está deixando para Alagoas”.

Níveis

O reajuste se dará nas proporções entre níveis (vertical) e classes (horizontal). A linha vertical leva em consideração pontos como habilitação e titulação na área de atuação, enquanto que a linha horizontal leva em consideração critérios relacionados ao tempo no serviço público.

Ainda segundo o secretário, a porcentagem de aumento é diferente para diferentes categorias. "Em algumas carreiras o reajuste pode chegar a 117%, para outros é de 30%. Vai depender de fatores como carga horária, tempo de serviço, se é dedicação exclusiva ou não", afirmou.

O pacote contempla áreas como a do serviço civil, profissionais de economia, de engenharia e arquitetura, e profissões ligadas à Saúde Pública como técnico, auxiliar e assistente de serviços de Saúde. Além de carreiras do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).Já o reajuste geral de 10,06% sairá na folha de abril, sendo calculada de acordo com as novas remunerações das carreiras reestruturadas. As 80 páginas do pacote de reestruturação podem ser conferidas na íntegra aqui.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu