Alagoas

Preço elevado

Pilar cobra estudo da Algás para levar gás natural às residências do município

Por Redação com Assessoria 31/03/2022 09h09 - Atualizado em 31/03/2022 10h10
Pilar cobra estudo da Algás para levar gás natural às residências do município
Pilar é o maior produtor de gás natural de Alagoas - Foto: Kaio Fragoso/Agência Alagoas

Com o argumento de que o Pilar é o maior produtor de gás natural de Alagoas, a Prefeitura da cidade protocolou solicitação, na quarta-feira, 30, ofício na Algás para que a empresa fornecedora do produto realize estudo apontando a viabilidade da canalização de gás natural em todas as residências do município.

De acordo com o prefeito Renato Filho, o município precisa explorar o que tem de melhor para o desenvolvimento da cidade e o benefício do gás natural, hoje com o botijão de 13kg, ultrapassando R$ 100, em alguns lugares, virou “artigo de luxo” na cozinha do brasileiro e do alagoano.

Ainda no ofício destinado à Algas e assinado pelo prefeito do município, Renato Filho, o gestor destaca que como maior produtor de gás natural do estado, seria possível realizar distribuição para outras unidades da federação.

“Canalizar o gás de cozinha é poder reduzir, de maneira gigantesca, a despesa do botijão, sobretudo para a população mais pobre de nossa cidade. Isso sõ vai ser possível por conta dos investimentos que estão sendo feitos pela origem no Pilar, onde o produto é abundante. Por isso, é necessário que todos os agentes públicos comunguem da mesma ideia, afinal é justo que os alagoanos possam usufruir plenamente de suas riquezas naturais”, afirmou Renato Filho.

O gestor também destacou a nova Lei do Gás Natural – sancionada em 2021 - e cujo objetivo é aumentar a concorrência, atraindo novos investidores, trazendo mais competitividade ao setor e, consequentemente, reduzindo os custos de produção e o preço final ao consumidor.


“Esse raciocínio ganha maior relevo quando embasado em ideais de justiça social e desenvolvimento econômico, quando se verifica, na prática, que as riquezas advindas do território pilarense serão revertidas em prol de seu povo, seus verdadeiros proprietários. Isso certamente possibilitará a redução de custos desse bem público indispensável à qualidade de vida contemporânea, especialmente àqueles mais carentes de recursos financeiros”, diz o documento.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu