Alagoas

MEDICINA

Mais de 50 estudantes fazem curso introdutório para estágio no Samu

Por Ascom Samu 31/03/2022 18h06
Mais de 50 estudantes fazem curso introdutório para estágio no Samu
Enfermeira do Samu, Claudeane Nascimento, durante curso para estudantes de Medicina do Cesmac - Foto: Olival Santos/Agencia Alagoas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou, nesta quinta-feira (31), mais um curso introdutório ao atendimento pré-hospitalar, contemplando 52 estudantes de Medicina do Centro Universitário Cesmac. Depois de concluído o curso, os acadêmicos passarão cerca de três meses realizando plantões, acompanhando e atuando nas atividades da Central Maceió do Samu Alagoas, desde a regulação médica até o atendimento nas viaturas.


No turno da manhã, os alunos tiveram aulas práticas no auditório da própria faculdade, sobre a Normatização SUS com a assistente social do Samu, Liege Batista, além de explanação sobre a Central de Regulação e princípios básicos do atendimento, com a médica socorrista do Samu, Sandra Gico.


Já à tarde, para compreender na prática os protocolos de atendimento do serviço de urgência, a turma foi dividida em cinco grupos para participar de atividades simultâneas, dentro da Central Maceió, em cinco estações.


Na primeira estação, a enfermeira socorrista Claudeane Nascimento falou sobre manejo de equipamentos e suprimentos dentro da viatura, enquanto na segunda estação, o também enfermeiro socorrista Heubert Guimarães mostrou os protocolos de ressuscitação cardiopulmonar e utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA).


Nas três seguintes, os médicos socorristas Luiz Antônio Mansur, Sandra Gico e Jack Emerson, abordaram, respectivamente, imobilização cervical, imobilização de membros e retirada de capacete; acesso de vias aéreas adultas e pediátricas; e retirada rápida de pacientes em cenários de risco.


De acordo com o médico coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Alagoas, Kesley Garcia, as oito horas de curso introdutório são fundamentais para preparar os futuros profissionais. “O atendimento pré-hospitalar é muito diferente do que os médicos costumam encontrar nos consultórios. Estagiar no Samu traz um diferencial enorme para o currículo e deixa o profissional muito mais capacitado”, explicou o coordenador.


Para os estudantes de Medicina do Centro Universitário Cesmac, Victor Calaça e Pedro Alencar, a passagem pelo Samu vai engrandecer o currículo de toda a turma. “Vou aproveitar o máximo possível da experiência para, quando nos formarmos, estarmos muito mais preparados para salvar vidas”, ressaltou Victor. “Esse curso introdutório é bem intenso e nos deixa muito mais tranquilos para enfrentar os desafios da profissão”, contou Pedro.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu