Alagoas

De volta aos palcos, Quinta no Arena está com as inscrições abertas

Por Redação com Ascom 05/04/2022 09h09
De volta aos palcos, Quinta no Arena está com as inscrições abertas
Inscrições foram iniciadas na segunda, 4 - Foto: Arquivo Ascom/Diteal

As quintas-feiras do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, que chega ao seu cinquentenário agora em 2022, voltarão a transbordar música, teatro e dança. A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) iniciou nesta segunda-feira (4) as inscrições para o Quinta no Arena, tradicional projeto cultural que retorna aos palcos este ano. Após a seleção as apresentações serão, de julho até outubro, sempre às 19h30, com ingressos por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Os interessados já podem realizar a inscrição no www.diteal.al.gov.br.

Os artistas e grupos culturais alagoanos têm até o dia 18 de maio para inscrever os projetos que irão compor a grade de programação. As propostas devem ser enviadas para [email protected]. São aceitos espetáculos nas categorias artes cênicas (teatro, dança e circo) e música (popular e erudita). O edital é direcionado para pessoas jurídicas de natureza artística-cultural que comprovem atuação no estado. No documento publicado no Diário Oficial do Estado do dia 1º de abril constam todas as exigências para que as propostas enviadas sejam habilitadas.

“Este ano, estamos retornando com todas as nossas apresentações de forma presencial. O Teatro Deodoro é o Maior Barato e o Quartas Eruditas já foram retomados, agora é a vez do Quinta no Arena, que volta no ano em que o Arena completa 50 anos. O projeto valoriza e incentiva a arte local. Convido a todos os interessados que se inscrevam para que possamos dar visibilidade à produção artística-cultural de Alagoas”, afirma a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Os projetos inscritos passam primeiro pela fase de habilitação, com a análise dos documentos. As propostas devidamente habilitadas seguem para avaliação de itens como excelência artística, cumprimento com as exigências do edital e no trabalho de produção para viabilizar parcerias, histórico do proponente e valorização da arte local. O processo é conduzido pela Comissão de Seleção da Diteal. O resultado inicial do edital sairá no dia 24 de maio com a lista dos habilitados e inabilitados. Em seguida, é aberto o período de recursos, nos dias 25 e 26 de maio. A avaliação dos recursos é feita entre os dias 27 e 30 de maio e enviada a resposta aos proponentes. Após essas etapas, será a vez do resultado final no dia 03 de junho.

“A expectativa é das maiores, primeiro pela retomada do projeto presencialmente, depois de dois anos de impedimento devido à pandemia, em seguida, devido aos 50 anos de fundação de Teatro de Arena Sérgio Cardoso, que se celebra em 14 de julho. O projeto tem sido de grande importância, pois, afirma o equipamento como um palco democrático e focado principalmente na cena local, quanto pela democratização da plateia, podemos então reafirmar que o nosso palco é vivo e atuante, honrando assim, a sua idealização, construção e existência”, explica Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu