Alagoas

PINHEIRO

Imóveis fora da Compensação Financeira da Braskem devem ser avaliados

Órgãos estudam firmar parceria para, também, reavaliar imóveis de moradores insatisfeitos com valores propostos pela Braskem

Por Redação com Assessoria 14/04/2022 15h03 - Atualizado em 14/04/2022 15h03
Imóveis fora da Compensação Financeira da Braskem devem ser avaliados

A Comissão Especial de Acompanhamento do Caso Pinheiro da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU) pretendem realizar vistorias técnicas nos imóveis que ainda não foram inseridos no Programa de Compensação Financeira da Braskem. Os órgãos estudam a assinatura de um Termo de Parceria que também contemplaria a reavaliação mercadológica de imóveis desvalorizados pelo afundamento do solo em cinco bairros de Maceió, a fim de contrapor as informações trazidas pela Defesa Civil.

Em reunião na última segunda-feira (11), na sede da OAB, a comissão e o CAU trataram da perda valorativa dos moradores prejudicados. “Estamos avaliando a possibilidade de firmar um Termo de Parceria entre a OAB e o CAU para viabilizar a análise técnica de todos os imóveis que ainda não entraram no programa de compensação financeira, sob a alegação da Defesa Civil de que as rachaduras não seriam provenientes da mineração realizada pela Braskem, ou que estão desvalorizados por estar vizinhos de escombros e ruínas. O CAU faria essa análise técnica”, afirma o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento do Caso Pinheiro, Carlos Roberto Lima.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU), Norlan Dowell, explica que o órgão quer montar uma equipe para atender à população afetada: “Vamos tentar formar um time de cooperação, com a disponibilização de profissionais para elaboração de perícias referentes às patologias que essas casas e comércios vêm apresentando”.

De acordo com a proposta, o Conselho de Arquitetura também reavaliaria os imóveis de moradores que já estão passando pelo processo de avaliação e compensação financeira, mas que têm demonstrado descontentamento com os valores propostos pela empresa. “Vamos fornecer profissionais que façam avaliações técnicas e mercadológicas para contrapor os valores que a Braskem está, de alguma forma, oferecendo nas negociações desses imóveis”, finalizou Dowell.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu