Alagoas

Governo-tampão

PGE pede ao STF que mantenha eleição para dia 15

Recurso da Procuradoria Geral do Estado contesta pedido do PP para que pleito seja mais uma vez cancelado

Por Redação com site 12/05/2022 08h08 - Atualizado em 12/05/2022 10h10
PGE pede ao STF que mantenha eleição para dia 15
PGE, Alagoas - Foto: Divulgação

Garantia da realização do pleito para governador-tampão que está inicialmente marcada para acontecer no próximo domingo (15). Esse foi o pedido feito pela Procurdoria Geral do Estado (PGE) ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (11). A informação foi dada hoje (12) pelo portal Gazetaweb.com. 

"Pugna o Estado de Alagoas que seja garantida a realização das eleições indiretas neste domingo, mantendo-se incólume a decisão agravada. [...] Por fim, reitera-se a relevância de que os trâmites que precedem o pleito eleitoral sejam realizados à luz da decisão cautelar, de modo que as eleições sejam realizadas com máxima brevidade", pede a PGE.

No começo da semana, Gilmar Mendes, ministro do STF, determinou mudanças no edital da eleição, como a inscrição e votação das chapas de forma simultânea e não separadamente como constava no edital anterior que definia as regras da eleição. No mesmo dia, o presidente da Assembleia Legislativa (ALE), Marcelo Victor, publicou novo edital e remarcou o pleito para o domingo, 15.

Em seguida, o PP recorreu da decisão e pediu a supensão da eleição para que fosse respeitado o prazo de 21 dias para inscrição de chapas, como previa o primeiro edital, e não 53 como consta no segundo documento.

Diante de mais um impasse jurídico, Gilmar Mendes requereu para amanhã (13) sessão extraordinária no STF para analisar a situação. 

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu