Alagoas

LITERATURA

Guarda municipal recebe título de imortal da Academia Maceioense de Letras

Agente de segurança há 25 anos, Fábio dos Santos foi eternizado pela sua relevância para a literatura maceioense

Por Redação com assessoria 09/06/2022 16h04 - Atualizado em 09/06/2022 16h04
Guarda municipal recebe título de imortal da Academia Maceioense de Letras

Com talentos no esporte, na música, e agora na literatura, os guardas municipais de Maceió trazem benefícios que vão além da segurança pública para o município. É o caso de Fábio dos Santos, 51 anos, servidor público há 25 anos, que tomou posse como um dos imortais da Academia Maceioense de Letras (AML), nessa quarta-feira (08).

Formado nos cursos de Letras, Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e com um currículo extenso na área da educação como professor, pesquisador, poeta, escritor, e cientista social, o guarda municipal foi eleito para ocupar a cadeira número dois da AML, que tem como patrono o escritor Graciliano Ramos. Além de especializações e diversos prêmios recebidos, Fábio dos Santos conta com mais de 20 livros publicados, com livros de contos, poesias, e os romances Cimento vivo e Tão humano quanto Deus.

“Estou na Guarda Municipal desde 1996, e esta é a minha grande e primeira honraria na Academia Maceioense de Letras, do qual serei sócio efetivo e farei parte do quadro de imortais, pelo reconhecimento do meu trabalho literário, pelos diversos livros publicados, pela minha atividade cultural com a música, profissionalismo educacional e como servidor público da Guarda Municipal de Maceió”, contou.

O guarda municipal vai ocupar a cadeira número dois da Academia Maceioense de Letras. Foto: Acervo pessoal

O guarda municipal vai ocupar a cadeira número dois da Academia Maceioense de Letras. Foto: Acervo pessoal
Para o agente da GMM, que faz a segurança patrimonial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o momento é de muita emoção e felicidade pelo prêmio recebido. “É uma grande honraria para mim porque é uma forma de reconhecer todo um esforço e todo o meu trabalho e patrimônio intelectual que deixo para as gerações futuras. É muito gratificante para mim, é muito mais do que uma emoção, é um sentimento de reconhecimento e pertencimento dentro de uma classe em que configura grandes intelectuais e escritores de renome nacional e internacional”, completou.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Alex Pereira, parabenizou o agente de segurança e afirmou que a honraria evidencia os diversos talentos presentes na Guarda Municipal de Maceió.

“É gratificante para nós quando vemos guardas representando a instituição de uma maneira tão honrosa. Temos talentos nos diversos grupamentos e em todo o quadro da GMM, ganhando medalhas, homenagens e sendo reconhecidos pela sua contribuição à sociedade, e isso comprova a aptidão dos agentes municipais de segurança pública que compõem a Guarda de Maceió”, finalizou o secretário adjunto.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu