Alagoas

POLÍTICA

Vereador Fábio Costa diz que Lula não foi inocentado pela justiça; veja o vídeo

Ex-presidente esteve em Maceió nesta sexta-feira (17)

Por Redação com assessoria 17/06/2022 17h05 - Atualizado em 17/06/2022 17h05
Vereador Fábio Costa diz que Lula não foi inocentado pela justiça; veja o vídeo

Em suas redes sociais, o vereador por Maceió, delegado Fábio Costa (Progressistas), disse que a justiça não declarou que Lula estava livre das acusações. A fala foi feita nesta sexta-feira (17) para rebater a defesa de apoiadores do petista que esteva em visita a Maceió.

Segundo Fábio Costa, Lula foi condenado em primeira, também em segunda instância, no Poder Judiciário, ficando um ano e meio preso, o que, em tese, o deixaria inelegível por um período. No entanto, ainda de acordo com o delegado, Lula se beneficiou por brechas na legislação.

“Ele foi solto após o STF [Supremo Tribunal Federal] proibir a prisão em segunda instância antes do processo ficar na condição de trânsito em julgado. Um juiz condenou, alguns desembargadores confirmaram a sentença, mas ainda seria preciso um terceiro julgamento para mantê-lo preso. Apesar da liberdade que conseguiu, não houve declaração de que ele foi inocentado”, explicou Fábio Costa.


Durante o vídeo, o vereador ainda lembrou que o STF determinou que as denúncias que recaem sobre o ex-presidente fossem novamente analisadas no âmbito da Justiça Federal. “Além disso, pelo fato de Lula ter mais de 70 anos, ele acabou sendo beneficiado pela lei e o Estado não tem mais o direito de processá-lo pelos fatos que ficaram conhecidos em todo o Brasil, quando foram amplamente divulgados pela imprensa nacional. Mas, repito, ele não foi inocentado. Um assassino julgado e condenado não deixa de ser assassino e a vítima não deixa de estar morta, mesmo que o processo seja anulado. Um ladrão não deixa de ser ladrão após um roubo mesmo que haja alguma falha no processo de julgamento”, comparou Fábio Costa.

O vereador também ressaltou que os processos judiciais contra os esquemas de corrupção nos governos de políticos do PT resultaram na devolução, aos cofres públicos, de R$ 25 bilhões que foram desviados.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu