Alagoas

OAB ALAGOAS

Agentes do Ronda no Bairro recebem capacitação de Comissão de Direitos Humanos

Forma mais correta e respeitosa de abordagem do cidadão foi um dos temas abordados

Por Redação 27/09/2022 16h04
Agentes do Ronda no Bairro recebem capacitação de Comissão de Direitos Humanos

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) promoveu, esta semana, o primeiro curso do ano voltado a agentes públicos. A iniciativa foi voltada para os integrantes do Programa Ronda no Bairro, que atuam nas ruas ou internamente. O objetivo foi capacitá-los a respeito da importância dos direitos humanos, para que, com conhecimento, o trabalho deles seja sempre pautado no respeito aos cidadãos.

O curso aconteceu no Auditório da Ordem, em Jacarecica, e foi dividido, ao longo do dia, em cinco painéis, que tiveram como temas centrais as Noções Essenciais sobre Direitos Humanos; a Proteção de Grupos Vulneráveis e a Segurança Pública e Responsabilização dos Agentes.

Dentro desses temas centrais, foram realizadas diversas palestras, que trataram, entre outros pontos, sobre o papel da proteção dos direitos humanos para os cidadãos; a importância da proteção dos grupos vulneráveis; a proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar; linchamento; a necessidade da implantação das câmeras operacionais portáteis (COPs) e a utilização de algemas.

De acordo com Elenita Araújo, integrante da comissão, foram capacitados cerca de 100 agentes do Ronda no Bairro. Para ela, esta foi uma oportunidade importante para alinhar a atuação dos profissionais com as demandas que geralmente são recebidas pela comissão.

“Nós abordamos temas diversificados, mas que, no geral, fazem parte do dia a dia da comissão e do cotidiano do pessoal do Ronda. Foi um curso muito plural, não só em relação a quem foi assistir. Mas aos temas que selecionamos para abordar. O objetivo foi promover uma capacitação voltada aos Direitos Humanos, pois há uma linha muito tênue entre a proteção dos Direitos Humanos e a atuação do Ronda. Precisamos alinhar a atividade dos agentes de aproximação com as demandas que a gente geralmente recebe pela comissão”, destacou Elenita.

Além desse curso mais abrangente, que ocorreu nos dois turnos, a parceria entre a Comissão de Proteção dos Direitos Humanos da OAB/AL e o Programa Ronda no Bairro também tem realizado capacitações permanentes com os agentes de proximidade, na sede do Ronda, no bairro do Poço. Nessas ocasiões, são feitas palestras sobre temas específicos escolhidos especialmente para a oportunidade.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu