Alagoas
Funcionário público faz acordo para quitar débito com Município de Arapiraca
Dívida era relativa a IPTU; audiência nesta segunda (7) integrou pauta da Semana Nacional da Conciliação
TJ-ALO funcionário público Gustavo Duarte aproveitou a Semana Nacional da Conciliação, que começou nesta segunda-feira (7), para fechar acordo com o Município de Arapiraca e pagar o IPTU atrasado.
O débito, de cerca de R$ 700, relativo aos anos de 2019, 2020 e 2021, acabou dividido em 11 parcelas. "Foi muito cômodo. Estou viajando e, mesmo assim, participei da audiência. Foi uma experiência positiva porque pude resolver essa pendência", disse.
A audiência virtual foi agendada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que funciona na Rodoviária de Arapiraca. Para a Semana da Conciliação, que segue até sexta-feira (11), o setor pautou ao todo 125 audiências.
"Serão 86 audiências pré-processuais, envolvendo cobrança de IPTU por parte do município, e 39 processuais, sendo 30 processos da Equatorial em tramitação na Turma Recursal da 2ª Região e nove ações de família que vieram da 1ª Vara de Arapiraca", explicou a chefe de secretaria do Cejusc, Valkíria Malta.
Para a juíza Clarissa Mascarenhas, coordenadora substituta do Cejusc, a força-tarefa é uma oportunidade que as partes têm de resolverem os conflitos de forma mais rápida e participativa.
"É uma semana em que esperamos muitos acordos, muitas soluções de conflitos. É importante também porque as pessoas acabam participando da decisão. Não é um resultado imposto", reforçou a magistrada.
A advogada Tânia Lopes, que representa o Município de Arapiraca, também destacou os benefícios da conciliação. "A sociedade muitas vezes não tem a oportunidade de tomar a iniciativa e quando é convidada a conversar, conciliar, ela vem. Ficamos todos felizes, porque conciliar é importante, é uma oportunidade de diálogo, de resolver os conflitos. Todos ganham", frisou.
As audiências da Semana Nacional da Conciliação no Cejusc Regional de Arapiraca acontecem das 13h às 17h30 (segunda a quinta) e das 8h às 13h (sexta).
A força-tarefa foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com as Justiças Estadual, Federal e do Trabalho.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ECONOMIA
Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025
-
POLÍCIA
Atentado a tiros deixa três feridos na orla de pajuçara, em Maceió
-
APROVEITE
Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18)
-
EDUCAÇÃO
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
-
ECONOMIA
Como reforma tributária afetará preços dos alimentos