Alagoas
Programa Alagoas Feita à Mão marca início da programação dedicada aos 131 anos de Traipu
O programa realiza mapeamento e presta curadoria, apoio aos artesãos para comercialização, promoção e preservação das técnicas utilizadas na produção artesanal genuinamente alagoana
![Programa Alagoas Feita à Mão marca início da programação dedicada aos 131 anos de Traipu](http://img.dhost.cloud/gCESSlhUKQJwBtrA8H5TReijUvw=/840x520/smart/revistaturismoenegocios.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/c2aee347-0a09-40d7-9732-a5c459684e77.jpg)
Iniciando as comemorações dos 131 anos de Emancipação Política do Município, a Prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Igualdade Racial, recebeu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços de Alagoas (Sedcs/AL) e o Sebrae Alagoas, para realizar inscrições e recadastramentos dos artesãos traipuenses no Alagoas Feita à Mão.
O programa realiza mapeamento e presta curadoria, apoio aos artesãos para comercialização, promoção e preservação das técnicas utilizadas na produção artesanal genuinamente alagoana, com foco na manutenção da identidade cultural e artística do estado.
Foram dois dias de ação. Na segunda-feira (8), o Alagoas Feito à Mão esteve no Povoado Quilombo Mumbaça, onde atendeu aos artesãos da localidade região. Já nesta terça-feira (9), o programa realizou as ações na Casa do Cultura, na região central de Traipu.
Aproximadamente duzentos artesãos realizaram seus cadastros e levaram seus artesanatos para serem produzidos no momento da inscrição, uma das exigências do programa. As peças passam pela curadoria da Sedics, realizada pela supervisora de artesanato da pasta estadual, Anne Ferreira.
Segundo Anne, é preciso avaliar a técnica, o material e se a peça possui os critérios que a caracterizam como artesanato. A supervisora da Sedics destacou ainda que o redendê foi o artesanato mais registrado na ação.
“O redendê é muito produzido aqui em Traipu. A cidade é uma das que mais se destaca na produção deste tipo de artesanato em Alagoas”, disse Anne Ferreira.
O Redendê é um tipo de bordado sobre linho, com pontos cheios e abertos, formando desenhos geométricos, muito usado em passadeiras e toalhas de mesa.
Parceiro na ação, o Sebrae Alagoas foi representado pela analista técnica da instituição, Suzilane Ferreira, que acompanhou os dois dias do processo.
Prestigiaram o evento os seguintes secretários municipais: de Governo, Vitor Varallo; de Turismo, Cultura e Igualdade Racial, Manoel Oliveira dos Santos; o de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, José James Martins; o secretário de Tecnologia, Roberto MatTos Neto; o subsecretário de cultura, Luciano Miranda; e o vereador Manoel Novaes.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Quatro pessoas foram mortas
Mais dois envolvidos na chacina de Rio Largo são presos em operação da Segurança Pública
-
Mais de R$ 190 mil
Sefaz-AL realiza pagamento de prêmios da Nota Fiscal Cidadã para consumidores
-
Águas Abertas
Campeonato movimenta nadadores alagoanos neste domingo (09)
-
Reconhecimento
Prefeitura de Arapiraca homenageia mais 22 personalidades que construíram o desenvolvimento da Capital do Agreste
-
Água tratada e de graça
Orla da Ponta Verde ganha estação de hidratação gratuita