Alagoas
Viçosa fortalece agricultura familiar com realização de feira mensal
Mais de 40 pequenos produtores de 11 associações rurais e do Sítio Cruzes participaram, nesta quarta-feira (31), da 2ª Feira Municipal da Agricultura Familiar de Viçosa, realizada na Praça Apolinário Rebelo, Centro da cidade. Com a proximidade dos festejos juninos, o evento foi animado pelo tradicional trio de forró pé de serra.
A Feira Municipal da Agricultura Familiar vai acontecer mensalmente, por determinação do prefeito de Viçosa, João Victor, como forma de fortalecer a agricultura familiar no município e de criar e manter um espaço voltado à comercialização de produtos saudáveis e a preços justos à população.
“A realização da feira vai sempre coincidir com o pagamento da folha salarial da Prefeitura, que, em nossa gestão, ocorre dentro do mês trabalhado. Assim, ganham os pequenos produtores rurais e o consumidor, que tem um produto saudável sendo oferecido aqui no Centro da cidade”, destacou o prefeito João Victor.
Para Otoniel Pimentel, presidente da Associação dos Agricultores Virgem dos Pobres, do Povoado Bananal, a Feira da Agricultura Familiar fortalece ainda mais o homem e a mulher do campo. Ele aprovou a escolha da “Praça do Cinema”, como é conhecido o espaço público, para a realização do evento mensal.
“Estou bastante feliz por uma decisão tomada junto com a gestão e todos os representantes das associações. Esse é o melhor lugar de comercializar o produto que é da terra. Temos aqui duas barracas bastante completas com produtos diversos: bolo de milho, macaxeira, queijo coalho, manteiga, hortaliças, inhame, batata, enfim, estamos contribuindo com o nosso município, levando comida de qualidade para a mesa do cidadão”, afirmou Pimentel.
“Temos 160 famílias no Assentamento Quinta da Serra II. Nossa produção é vendida na feira, dias de sexta e sábado. E esse novo espaço aberto aqui é mais uma oportunidade excelente para vendermos os nossos produtos. Só temos a agradecer”, acrescentou o presidente da associação rural, Francisco Galdino.
“Espero que a feira continue todo mês, porque aqui chama a atenção das pessoas e a nossa mercadoria fresca sai com qualidade e em quantidade”, reforça a agricultora Janielma Vergílio, morada da Quinta da Serra.
O comerciante Sandro Cabral não perdeu tempo e logo cedo foi às compras na Feira da Agricultura Familiar de Viçosa. Como consumidor, também aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
“É uma coisa muito boa para a população, que tem mais opções de compra. A qualidade dos produtos é excelente, tirados do campo e trazidos diretamente aqui para a feira”, pontuou.
O coordenador municipal de Agricultura, Thales Tenório, assegurou que a realização da feira será mantida mensalmente com todo o suporte logístico fornecido pela Prefeitura.
“O Município está dando suporte desde o início da produção, arando as terras, fornecendo os tratores, as sementes; cavando poços para auxiliar na irrigação, como também na produção de peixes. E, no dia da feira, a gente instala as barracas e faz o transporte da produção”, citou Thales.
PAA
Ainda nesta quarta-feira (31), também como forma de fortalecer a agricultura familiar e garantir alimentação saudável aos viçosenses, o Município recebeu quase 9 toneladas de produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através de convênio com a Emater e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri).
Couve, macaxeira, batata, laranja e bolos (319 unidades) serão fornecidos à comunidade do Conjunto Santa Ana, a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. A entrega será feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Faixa Verde
DMTT intensifica fiscalização de estacionamento irregular na orla de Maceió após decisão judicial
-
Aos 89 anos
Morre Geraldo Quintão, do primeiro escalão dos governos Itamar e FHC
-
Na BR-226
Mergulhadores retomam buscas na ponte entre Maranhão e Tocantins
-
Condutor sem habilitação
Investigação aponta irregularidades em naufrágio de jangada na praia de Ponta Verde
-
Cobiçado
Prefeito de São Paulo convida Campos Neto para reforçar gestão municipal