Alagoas
Sete crianças recebem guarda definitiva e um novo capítulo repleto de esperança
Alagoas presenciou uma cena emocionante nesta sexta-feira (2) no Fórum da Capital. A Justiça concedeu a guarda definitiva de sete crianças que vinham sendo criadas por familiares dedicados, proporcionando-lhes um novo capítulo repleto de esperança e oportunidades. Essa decisão significa que os guardiões assumem todas as atribuições de responsáveis legais das crianças, fornecendo-lhes um ambiente seguro e melhores condições para cuidar de seus interesses.
Essas histórias de amor e comprometimento foram reveladas durante os procedimentos de averiguação de paternidade conduzidos pelo Núcleo de Promoção à Filiação (NPF), sob a coordenação da juíza Ana Florinda Dantas. Em casos em que o pai não foi encontrado, essas crianças já estão sob os cuidados de avós, tios, padrinhos ou até mesmo vizinhos que se dispuseram a assumir a guarda, uma vez que as mães não possuem condições para mantê-las.
Ana Cláudia, coordenadora técnica do NPF, explica a complexidade dessas situações: "Essa mãe às vezes está em situação de risco e não pode ficar com a criança. Durante um ano, é realizado um estudo social, com psicólogas do Núcleo visitando as residências para verificar como essas crianças estão sendo tratadas. O laudo social é encaminhado para a Defensora, o Ministério Público e, finalmente, há a sentença da juíza."
Entre as histórias que aquecem os corações, destaca-se a de Silvia Tenório, avó do pequeno Cícero, com apenas um ano de idade, a quem cuida desde o seu nascimento. Silvia expressou sua gratidão pela concessão da guarda: "A guarda me dá a garantia de que posso tirar o RG, fazer uma matrícula futuramente, tudo. É a garantia de que posso oferecer todos os direitos a ele, sem precisar ficar buscando ou procurando a mãe."
A defensora pública Thais Moreira, atuante nos processos do NPF, enfatizou que esse momento é fruto de muito trabalho das instituições envolvidas. "Visamos sempre o melhor interesse da criança e do adolescente, e este é um momento fundamental em que estamos regularizando judicialmente uma situação que de fato já existe", afirmou Thais, evidenciando a importância de proporcionar um futuro seguro e promissor para esses pequenos.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Procurando emprego?
Alagoas abre mais de 3,6 mil vagas de emprego nesta semana; maioria está em Maceió e Porto Calvo
-
O estado de saúde não foi informado
Homem em situação de rua é ferido após ataque com explosivo no Centro de Maceió
-
Planejamento e gestão
Estado convoca aprovados no concurso da saúde para exames admissionais
-
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
-
Limpeza urbana
Em parceria com a comunidade, Alurb realiza mutirão de limpeza na Praia de Ipioca



