Alagoas

EM PARIPUEIRA

Deslizamento de terra foi causado por falta de manutenção em adutora

Por Redação 29/08/2023 16h04
Deslizamento de terra foi causado por falta de manutenção em adutora

Um estudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB) pode contribuir para a gestão de riscos e prevenção a desastres em Paripueira, no estado de Alagoas. Em junho, pesquisadores realizaram Avaliação Técnica Pós-Desastre no município, após três casas terem sido atingidas por deslizamento de terra. O relatório, disponível aqui, apresenta uma análise do cenário e recomendações para evitar que novos danos sejam causados à população.


Conforme verificado, o deslizamento foi provocado pelo rompimento de uma adutora (canal para transporte de água tratada), localizada no topo da encosta. “Aparentemente, o incidente ocorreu devido à falta de manutenção nesse sistema (reservatórios e adutoras), o qual já estava desativado há dois anos”, indica o relatório.

As casas atingidas estão em áreas de risco mapeadas em 2021 no município, pelo SGB. Na ocasião, o setor foi classificado como de “risco alto” a deslizamentos, ravinas e quedas de blocos de rocha.

Prevenção de desastres

Para evitar que novos desastres ocorram, o SGB recomenda manutenções periódicas no sistema (adutoras e reservatórios), bem como a desconexão das tubulações para que os reservatórios não encham involuntariamente, caso o sistema permaneça desativado. “Por fim, é desejável que o local seja frequentemente monitorado a fim de verificar o surgimento de eventuais indícios de instabilidade da encosta”, alerta o SGB.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu