Alagoas
Feriadão: pitstop educativo do DMTT aborda condutores na saída para o litoral norte
Centenas de condutores de veículos foram alcançados durante a ação
Para conscientizar condutores, a equipe de Educação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) realizou um pitstop na tarde dessa quarta-feira, primeiro de novembro. A ação foi realizada em Jacarecica e teve o intuito de levar dicas de segurança a quem saía de Maceió em direção às praias do litoral norte para aproveitar o feriadão.
Na ocasião, foram passadas orientações sobre os perigos do uso de celulares ao volante, importância do cinto de segurança e de dispositivos para o transporte seguro de crianças. Na blitz, os educadores também trabalharam orientações sobre a combinação perigosa de álcool e direção.
Durante a ação, que contou com a parceria da Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebea), os motoristas também foram alertados sobre o transporte correto de animais.
“Hoje, as pessoas não têm o conhecimento de como transportar seus pets, o que é muito preocupante. O uso do cinto de segurança, a caixinha... Essa ação conjunta faz com que as pessoas tomem consciência ao serem abordadas e mudem suas práticas” disse a chefe de gabinete da Sebea, Valéria Lyra.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o transporte irregular de animais configura em infrações que variam de médias a graves. Os pets devem fazer uso de peitoral e não de coleira simples para evitar estrangulamento, lesões na cervical do animal ou enforcamento em caso de frenagens bruscas ou outros impactos.
Acompanhada de sua cadelinha, Belinha, a autônoma Katia Silene falou dos cuidados que tem com o animal. “Belinha tem 14 anos e é acostumada a andar com a gente desde bebê e já tá bem entusiasmada. Toda vez que a gente sai com ela, ela vai toda com segurança na parte de trás. Nada de transportar animal na parte da frente”, contou.
Coordenadora de relacionamento, Suzy Cabral, destacou a importância da atividade. “Já presenciei situações de ver pet pulando do carro em andamento e se machucando. Então é uma ação válida apra conscientizar. Mesmo que nem todo mundo seja tutor, mas a gente pode repassar a informação para vizinhos, amigos e parentes. Às vezes, não cabe à gente, mas cabe a alguém que está próximo”, refletiu.
Quem participou da atividade recebeu panfletos e brindes, lixeiras para veículos, copos, além de material educativo. “Diariamente, realizamos atividades temáticas por toda a cidade. São ações fundamentais para mudarmos a visão das pessoas e contribuirmos com um trânsito livre de acidentes e cada vez mais humanizado”, finalizou a coordenadora de Educação do DMTT, Inês Pessoa.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
MDB de Calheiros “arrasta” três prefeitos do PP de Lira
-
Mudança do Clima
Embaixador André Aranha Corrêa do Lago será presidente da COP30, em Belém
-
Saúde global
Organização Mundial da Saúde espera que Trump reconsidere saída dos EUA da entidade
-
1º Torneio CT Lucas 2000 de Futevôlei
Arapiraca vai receber atletas de Alagoas e Sergipe para torneio de Futevôlei
-
No Senado
Projeto de Lei garante cancelamento online imediato de serviços de celular e internet