Alagoas
Egressos da Uncisal publicam artigo científico em reconhecido periódico no campo da extensão nacional
Publicação na Revista Brasileira de Extensão representa um reconhecimento de nível nacional da importância do projeto desenvolvido e de seu impacto em Alagoas
“Nossa universidade tem mais um motivo para comemorar: o trabalho desenvolvido por egressos foi publicado na Revista Brasileira de Extensão Universitária, uma prestigiada publicação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras”. O depoimento é da professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Maria Rosa da Silva, que desempenhou a supervisão e orientação do projeto de extensão que foi objeto do estudo.
O objetivo da publicação, intitulada “Extensão universitária e formação de multiplicadores: Instrumento de captação de doadores de sangue e medula”, foi relatar a experiência do projeto de extensão “Formação de agentes multiplicadores na captação de doação de sangue e cadastro de medula óssea”, que trabalhou, na Uncisal, a formação de agentes multiplicadores na captação de sangue e cadastro de medula óssea.
O artigo tem como autores quatro egressos da Uncisal: Claudio José dos Santos Júnior (Medicina), John Victor dos Santos Silva (Enfermagem), Erivaldo Santos de Lima (Fisioterapia) e Débora de Cerqueira Santana (Terapia Ocupacional), além da docente orientadora, Maria Rosa da Silva.
O projeto de extensão foi executado no período de 2016 a 2019 e desenvolveu mais de 120 ações de educação em saúde na área de hematologia e hemoterapia. “Por meio de práticas educativas em saúde, os extensionistas conseguiram consolidar aprendizado e interagir de forma horizontal com a comunidade, praticando a alteridade e a empatia”, descreveu a professora da Uncisal.

“A publicação do artigo na Revista Brasileira de Extensão, reconhecido periódico no campo da extensão nacional, representa um reconhecimento de nível nacional da importância do projeto desenvolvido e de seu impacto em Alagoas. O projeto não só contribuiu para a formação dos alunos na temática de hemoterapia, mas também expandiu a base de doadores de sangue e medula óssea por meio da Educação em Saúde”, disse a professora, que foi coordenadora do projeto por 4 anos.
As atividades do projeto de extensão foram realizadas em parceria com várias instituições de Alagoas, com destaque para o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), a Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau/AL), e a Pró-reitoria de Extensão da Uncisal.
O projeto de extensão “Formação de agentes multiplicadores na captação de doação de sangue e cadastro de medula óssea” desenvolveu 3 edições do Simpósio Alagoano de Doação de Sangue e Captação de Medula Óssea, além de ter organizado e publicado o livro Hemoterapia Essencial, obra que hoje serve de referência para a área de hematologia e hemoterapia em Alagoas.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
O estado de saúde não foi informado
Homem em situação de rua é ferido após ataque com explosivo no Centro de Maceió
-
Planejamento e gestão
Estado convoca aprovados no concurso da saúde para exames admissionais
-
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
-
Limpeza urbana
Em parceria com a comunidade, Alurb realiza mutirão de limpeza na Praia de Ipioca
-
Novos desdobramentos
Agenda de banqueiro cita ministros do STF e amplia alcance político de investigação



