Alagoas
Câmara aprova prorrogação da isenção de IPTU para moradores afetados pela atividade de mineração da Braskem
A Câmara de Vereadores de Maceió aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (6), a prorrogação da isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) até 30 de dezembro de 2028 para os moradores impactados pelo afundamento do solo decorrente da atividade de mineração da Braskem.
Além da isenção do IPTU, os vereadores também aprovaram a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) para 2% destinada aos comerciantes dessas regiões, com a mesma vigência.
O projeto modifica uma lei de 2019 (Lei 6.900, de junho de 2019), que tratava de medidas, incluindo benefícios fiscais para pessoas e empresas prejudicadas pela exploração de sal-gema pela Braskem. A proposta agora aguarda a sanção do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL).
A legislação garante que os moradores das áreas afetadas possam assegurar o direito vinculado ao CPF para o novo endereço ou ao CNPJ, no caso de empresas que mudaram de local.
A medida atinge os residentes e empreendedores dos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Chã de Bebedouro, Mutange, Pinheiro e demais áreas impactadas pelo afundamento do solo.
A isenção do IPTU será aplicada, desde que o imóvel seja o único de titularidade do beneficiário e utilizado como residência pelo proprietário e seus familiares, ou seja o único imóvel de titularidade do beneficiário e utilizado no exercício da atividade econômica, no caso de pessoas jurídicas.
No caso de múltiplos imóveis em nome do beneficiário, a isenção prevista na lei será aplicada exclusivamente ao imóvel destinado à residência familiar ou ao exercício da atividade econômica.
*Movimento Econômico
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
JBS anuncia fechamento definitivo de unidade na Califórnia e demite 374 funcionários
-
Cientista político
Detenção de Nicmer Evans gera denúncia de sequestro na Venezuela
-
Operação
Braço direito do traficante “99” é preso durante operação integrada em Maceió
-
Lançamento
Douglas Apratto Tenório lança coleção infantil com cinco livros sobre cultura e história de Alagoas
-
Economia
Tarifaço do México pode causar impacto bilionário nas exportações brasileiras, alerta CNI



